Monday, December 27, 2004

Gays no Mundo




















Welcome one and all!

Here you will find links to historical and present Queer images.

The printed language in use in this website is Brazilian Portuguese (Please see Antônio Houaiss), however the visuals herewith presented are, in turn, absolutely universal.

Please enjoy!


Boas-vindas caros/as visitantes!

Este website contém uma seleção aleatória, relativamente breve, não conclusiva, e em constante renovação e expansão, de links a imagens relacionadas à história da homossexualidade no mundo.

Neste caso, gay ou homo tratando-se universalmente de assuntos ou coisas ou gentes de minoria sexual (i.e. gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans - transsexuais, transgêneres, travestís, crossdressers, drag queens, drag kings, bissexuais, panssexuais, assexuados/as, eunucos, e todas as formas atípicas de expressão da sexualidade humana, etc...). Simpatizantes também estão representados/as na lista.

Favor manter em mente que todas essas imagens apresentadas neste site estão armazenadas e são mantidas externalmente por terceiros na internet e podem sair do ar a qualquer momento sem qualquer alerta ou notificação.

Espero que gostem do trabalho!

-Paul


Paul Beppler
RIOLINGO
Seattle, Washington
EUA



Visite também/See also:

rig veda americanus - hino à mãe dos deuses
homossexualidade histórica: os wawihe e os ovigangellas de angola
karl-maria kertbeny e o termo homossexual
panos da costa - mama áfrica
o emílio de waly salomão
cronologia gay brasil
netzahualcoyótl
zheng he
an dich!


[Atenção: Projeto em andamento! As imagens que aparecem nesta página estão armazenadas em sites de terceiros/as e podem sair do ar a qualquer instante sem mais, nem menos.]





























Floresta e Veado - óleo sobre tela (dimensões: 1,79 x 1,44). Segundo a curadoria do museu onde se encontra presentemente (em 2006) esta obra, ela foi encomendada (por quem?) diretamente junto ao pintor Cândido Torquato Portinari, isso por volta de 1940. Candido Portinari nasceu em 1903 na cidade de Brodowski, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Ele estudou no Brasil e na Europa e é reconhecido internacionalmente como um dos maiores vultos da produção artística do Brasil e da América Latina em tempos modernos. Para ver este lindo e intrigante quadro em pessoa, entre em contato e visite o seguinte endereço:

Museu da Casa Brasileira
Coleção Crespi Prado
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
São Paulo, SP, Brasil
CEP 01451-000
Fone/Fax: (55 11) 3032-3727 e 3032-2564

Leonardo da Vinci
Eis um autoretrato por Leonardo da Vinci (1452-1516). Considerado o mais nobre exemplo de homem renascentista, matemático, engenheiro, arquiteto civil e militar, pintor e escultor e músico, cientista, inventor, foi acusado de ter mantido relações homossexuais.

Em seus dias uma condenação dessa ordem podia resultar em morte, geralmente por enforcamento.

Mas esta acusação secreta contra o gênio, feita através de urna pública, outro costume da época na Itália, não pôde ser comprovada por falta de testemunhas querendo revelar-se na hora do julgamento.

Mais tarde Leonardo teria dito que toda pessoa desejosa de alcançar o sucesso na vida precisa fazer de tudo para manter a sua reputação e bom estatus na sociedade.

George Washington Carver - Primeiro Estudante Negro da Universidade de Iowa
Cientista estado-unidense de origem africana, nascido escravo e tendo sido criado órfão por um casal de mestres imigrantes alemães, ele veio a se tornar um dos grandes, um renomado cientista em seu país e mesmo no mundo.

George Washington Carver permaneceu humilde e, curiosamente, solteirão até o fim de sua vida. Reconhecidamente uma pessoa um tanto peculiar, como diziam, e mesmo sendo possuidor de uma voz fina e nada masculina, como pode ser constatado em filmagens antigas... ele mesmo tendo dito coisas como, que nenhuma mulher iria se entender com ele (por isso não teria se casado), pois ele, sempre estudando e indo falar com as plantas logo ao amanhecer e sempre colhendo exemplares de tipos de terra e de pedras e trazendo tudo pra casa... e, mesmo, gostando de fazer pinturas e de crochê nas horas vagas (ele aparece em filme antigo, exímio com as agulhas), hábitos que ele teria adquirido quando ainda bem jovem.

O homem foi, no mínimo, bastante remarcável e, certamente, trazendo inovações a este mundo bem além do imaginável. Tanto que até hoje os efeitos de suas observações e os resultados de suas pesquisas de laboratório e das suas observações da natureza e da vida estão tendo as suas incalculáveis repercussões, não somente em sua terra de origem, nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro.

Segue mais uma foto dele, desta vez com uma certa idade, talvez quando de sua aposentadoria Dr. George Washington Carver.

Manual de Direito das Famílias
Foto da capa de um dos novos livros (publicado em 2005) da Desembargadora Dra. Maria Berenice Dias do Rio Grande do Sul (pela Livraria do Advogado/Editora - Porto Alegre, R.S. - Brasil). O design gráfico da capa da obra é de Bento de Abreu sobre uma foto de Eloá Muniz.

Este livro se trata de uma obra histórica que já de início está destinada a servir de referência indispensável ao estudos da Lei no Brasil. A civilização brasileira acaba de ganhar um precioso tesouro com a publicação de mais este livro da autora.

A Dra. Dias, através de suas atuações profissionais e humanistas não só no Brasil mas internacionalmente, reflete o lindo semblante, a mais cara flor jamais produzida pela cultura brasileira.

A Dra. Dias faz parte desta coletânea não por ser homossexual mas porque ela é a mais leal e mais valorosa amiga e defensora da mulher e de todas as pessoas de minoria sexual (Gays, Lésbicas, Trans e Bissexuais/GLBT).

Foto da Dra. Maria Berenice Dias

Zeus e Ganimede
Representação de Zeus e Ganimede. Eles tiveram um relacionamento de amor entre sí, sendo do mesmo sexo, portanto, pederástico. Aqui Ganimede é a figura sentada segurando a água. Zeus aparece em seu formato animal de águia com seu semblante prostrado a fim de beber das mãos de Ganimede. Sob a figura da águia, em forma humana alada, diminuta, podemos ver Eros (Cupido), o deus do amor da cultura grega antiga. Este artefato foi produzido e encontrado em Begram, Kapisa, Afeganistão (na antiga Bactria). O sexo entre homens ainda é praticado no Afeganistão atual (2005) como é amplamente sabido através de reportagens internacionais. Também é fato que Alexandre O Grande plantou colônias gregas naquela parte do mundo, o que em muito influenciou a cultura local daquela época e em diante, quiçás até os dias de hoje...

Júpiter Beijando Ganimede
Museu Ashmolean. Ano 1550. Oxford - Inglaterra.

Sappho von Lesbos
Três mulheres da antigüidade permanecem vivas na mente da coletividade ocidental até os dias de hoje: Helena de Tróia, devido a sua beleza, chegou a causar uma guerra que é estudada até por generais da atualidade (menos os guerreiros homossexuais da época, "Don't ask, don't tell"); Cleopatra do Egito, que foi adorada não só pelo seu povo no Egito mas que torceu importantes pescoços de romanos imperialistas mais ao norte; e finalmente temos a Safo, a poetisa da Ilha de Lésbos, uma ilha localizada na Grécia. Lesbos escreveu poemas de amor entre mulheres lésbicas, mas se ela mesmo foi lésbica ou não, isso muita gente ainda anda argumentando...

São João Batista por Caravaggio
Existem duas versões desta pintura de São João Batista que foram encomendadas do artista homossexual italiano Michelangelo Merigi da Caravaggio (1571-1610), uma se encontra na Itália (pintada na horizontal) e esta, acima (na vertical), no Nelson-Atkins Museum de Kansas City, Missouri - EUA.

Veja no seguinte website (em português) maiores detalhes sobre Caravaggio: A Sombra de Caravaggio, um sítio que contém várias reproduções digitais de pinturas do referido artista, sendo que neste caso várias delas não são motivos religiosos (católicos) como a abra mencionada acima.

Quando dois é bom...
Um jovem grego trepando uma cadeira com o auxílio de uma vara para, obviamente, copular com seu parceiro mais velho, sentado numa cadeira, visivelmente excitado. Um terceiro rapaz apenas presencia a cena sem participar. Museu Britânico, Londres.

Relação Sexual Entre Dois Homens [I]
Grécia antiga.

Relação Sexual Entre Dois Homens [II]
Grécia antiga.

A Tumba de Niankhkhnum e Khnumhotep
O amor entre dois homens egípcios 'eternizado' na tumba de Niankhkhnum e Khnumhotep. Vale notar que esta não é a única representação gráfica sobre o amor entre iguais proveniente do Egito antigo.

Sómente para contextualizar estas peças egípcias, devemos manter em mente que a civilização do Egito antigo perdurou e manteve controle de seu destino através das suas dinastias, sacerdócios e burocracia, etc. por quase três mil anos, sem interrupções, batendo assim o recorde de longetividade na história da humanidade. Em 3200 a.e.c. (antes da era comum = a.c. ou antes de cristo) o primeiro faraó, Menés, reuniu os dois principais povos da região (do norte e do sul do rio Nilo), dando início a primeira das muitas dinastias posteriores. A história do Egito antigo geralemente se divide tem Antigo Império, Médio Império e Novo Império. O Novo império estava bastante enfraquecido por volta do ano 1085 a.e.c. quando passou a ser invadido e dominado por persas, romanos, gregos e muçulmanos. Nos tempos modernos a França e a Inglaterra invadiram e dominaram a região sendo que o país do Egito atual conseguiu desligar-se do sistema colonialista europeu em 1962 quando veio a se tornar uma nação independente.

Faraó Amenófis IV também chamado de Faraó Aquenaton
Aquenaton foi um faraó muito diferente de seus predecessores que seguiam uma tradição social, religiosa, burocrática e cultural milenar e bastante rígida e pré-definida (Akhenaton e Akhenaten são formas comumente utilizadas em inglês; e Echnaton em alemão).

Seu irmão mais velho era para ter tomado o lugar de seu pai como faraó, no entanto ele faleceu na infância. Amenófis IV havia dedicado seu tempo não nos aferes de governança do Estado mais sim aos estudos relgiosos. Durante o seu reinado, aos poucos, ele foi mudando muita coisa, inclusive a maneira como as suas imagens, relevos e esculturas eram construidos. Amenófis IV introduziu imagens mais realistas e menos rijas e tesas, em seu caso, exibindo exageradamente as curvas incomuns de seu corpo, aparecendo via regra bastante afeminado, com cinturinha fina e com quadrís e coxas mais largos e pequenos ceios. A sua face também fugiu da norma, mostrando lábios carnudos e sensuais e um rosto alongado, algo às vezes interpretada por egiptologistas como uma representação de androginia. Ver uma estátua Amenophis IV no Museu do Egito de Cairo.

Casando-se com a belíssima Nefertiti (ver Busto de Nefertiti no Museu Berlinense de Egitologia ou Berliner Ägyptischen Museum) ao quatorze anos de idade, sendo que ela já tinha os seus dezenove anos e não era de família nobre... ele teve pelo menos seis crianças com ela.

Em muitas das ditas estátuas, gravuras e relevos o faraó aparece aos lodo de sua esposa e familiares muitas vezes expressando afinidades que devem ter chocado de acordo com as normas da época: Por exemplo, em estátua segurando a mão de sua sogra, ou sentado numa cadeira bem frente e próximo de Nefertiti, ela também sentada numa cadeira, ambos segurando carinhosamente três de suas filhas. Ver o relevo aqui Aquenaton e Nefertiti com três filhas.

Passados uns quatro anos como rei, ele foi mudando o sistema religioso de tradicional politeista, anunciando que, o deus do sol reinaria único e supremo, talvez introduzindo pela primeira vez no mundo um sistema monoteísta. Logicamente, isso faria dele uma personalidade mais elevada, mais próxima ao próprio deus.

De acordo com as suas novas normas de adoração ao sol da vida, ele também mudou o seu nome de Amenófis IV (sendo que Amenófis significa "Amon é satisfeito") para Aquenaton (que significa "servidor de Aton").

Isso tudo cousou um tremendo desgosto entre sacerdotes e pessoas mais ligadas a vida religiosa. Ele chegou até mandar destruir as inscrições nas entradas dos templos espalhados pelo reino, mandando colocar o sinal do deus do sul em seu lugar. Por isso e por muito mais egiptologistas modernos o apelidaram de 'Aquenaton, O Herege' Logo após a sua morte o povo e a classe sacerdotal voltaram ao velho sistema de múltiplas deidades.

Em certa altura durante o seu reinado Nefertiti não é mais mencionada e parece ter sumido dos registros, estátuas, desenhos e relevos.

Algum tempo depois, sem passar grandes solidões, o faraó Aquenaton trouxe ao seu lado, para atuar como seu co-regente e rei, uma pessoa sobre a qual pouco se sabe. Alguns especialistas no Egito antigo, como o Professor David O'Connor da Universidade de Nova York (New York University) especulam que possa este co-regente pode bem ter sido homem e um amante de Aquenateon.

Outros especialistas acreditam que o novo co-regente tenha sido o seu filho mais velho ou a própria Nefertiti.

De qualquer forma, o nome deste co-regente se chama 'Smenkhkare', em inglês, sendo que também é soletrado, também em inglês, Smenkhare e Smenkare. Não sei qual é a grafia certa deste nome em português.

Além do mais, não são sómente as imagens de 'amor homossexual entre seres humanos' que atraem a atenção nesta área da egiptologia. O sexo homossexual no reino animal tambem chama a atenção: Ver imagens de "Cachorros" e "Hienas" ou "Animais Fictícios" fazendo sexo, conforme gravado em paredes de tumbas do Egito antigo dedicadas à eternidade.

Indo mais além, até mesmo o estudo de caractéres da escrita desta antiga cultura intriga as melhores mentes interessadas no assunto do amor entre iguais: Ver Homens e Mulheres e Eunucos.

Nota de esclarecimento sobre as imagens hieroglíficas acima e as anotações que as acompanham: "Männer" e "Frauen" significa "Homens" e "Mulheres" respectivamente. Estas gravuras foram pesquisadas, reproduzidas, anotadas e publicadas inicialmente por uma equipe de estudiosos alemães.

No caso da cultura egípcia antiga, talvez uma das mais enigmáticas desde o ponto de vista da pessoa com formação cultural ocidental, sempre se faz necessário um acompanhamento persistente de explicações detalhadas para que a gente possa compreender os mais básicos conceitos a seu respeito.

O propósito aqui nesta página, portanto, foi meramente o de ajudar o leitor ou aleitora a conscientizar-se de que existem comprovantes inequívocos da existência da homossexualidade no Egito antigo. Sempre lembrando o seguinte: O que é elementar para uma pessoa pode ser uma grande novidade para a outra...

A civilização egípcia antiga foi uma das culturas mais marcantes da história humana na face da terra, em boa parte pelo simples fato de ela ter tido uma duração verdadeiramente prolongada.

Se é verdade que os museus do acidente, os museus em sí sendo um conceito moderno, tipicamente têm enquadrado a arte egípcia antiga juntamente com 'as artes' dos períodos clássicos da Grécia e de Roma, etc., poderiamos questionar a continuação de tal posicionamento na atualidade dada a evolução do conhecimento em vários campos do saber. Sim, porque, doutra forma, isso talvez fosse visto como uma relutância em reconhecer aberta e declaradamente que a arte do Egito (antigo e moderno) é de fato 'arte africana'.

Dois Argonautas Amantes - Momento de Homoafetividade
É bem possível que estes dois argonautas (marinheiros) nesta peça etrusca (cultura pré romana que existiu na atual região de Toscana, Itália) sejam uma representação de Hércules e Hilas. Hilas foi um dos amantes de Hércules ao longo de sua vida. Quando aportados com a sua nau na ilha de Misia para descansar, jantar, dormir e pegar um novo mastro para seu navio, aconteceu que Hilas foi arrebatado pelas ninfas da floresta e levado ao fundo das águas. Hércules teria ficado bestial- e irreparavelmente desconsolado com a perda de seu jovem amante. Pois bem, as duas imagens, acima, aliás, que receberam 'retoques' nesta foto, fazem parte de uma peça mais epansiva, criada em alto relevo e gravura em bronze, sendo um vaso ritualistico dionisíaco decorado com temas homoeróticos. Ver a peça aqui Cista Ficoroni (nesta foto, infelizmente, os dois amantes aos quais nos referimos não aparecem nesta reprodução da peça, ficaram no lado de trás dela). Já na seguinte foto é possível reconhecer os dois protagonistas em pauta no canto superior esquerdo da foto: Cista Ficoroni.

Casal de Amantes Mumificados Naturalmente nas Turfas de Pântano na Holanda em Eterno Abraço Afetuoso
Eis uma foto de um casal masculino, inequivocavelmente em posição de afeto mútuo, mumificado natualmente nas turfas de pântano ("Peat bog", em inglês) dos Países Baixos há mais de dois mil anos atrás.

Eles foram desenterrados em 1904 pelo trabalhador Hilbrand Gringhuis.

Notem que as turfas de pântano mais antigas, que podem ter até dez mil anos de acumulação, têm sido utilizadas com combustível nos últimos cem ou duzentos anos em países como a Holanda, o norte da Alemanha, a Dinamarca, a Irlanda, etc...

Resumidamente, a queima do peat bog é feita num processo mais ou menos parecido com a queima de excremento seco de gado, o qual é coletado dos campos em certas regiões do mundo onde habita o vacuum, onde qualquer tipo de madeira para tais a queima e aquecimento simplesmente não existe...

Outro detalhe a ser lembrado é que em todos os países mencionados acima, em suas regiões de turfas de pântano, através dos anos têm sido encontrados corpos milienares mumificados naturalmente por causa das condições naturais, muitos deles claramente com sinais de sacrifício (i.e. asfixiados, degolados, com a garganta cortada, mas acompanhados de bastões e adereços simbólicos e míticos ao seu lado).

O caso deste casal é único pois nunca foram encontrados mais do que um corpo juntos nas profundezas dos pântanos de gramídeos. Os povos celtas que dominavam aquelas regiões nas primeiras centenas de anos a.C. sim praticavam sacrifícios humanos e os entregavam às profundezas dos pântanos de grama tão comuns naquelas regiões nórdicas.
Mas nem todos os corpos alí encontrados passam pelo teste de serem sacrifícios, alguns claramente foram assassinados, após estudos detalhados.

Voltando ao casal de múmias gay dos pântanos da Holanda, primeiramente ele foi chamado afetuosamente de "O Casal de Weerdinge" (ou "the Weerdinge couple", em inglês) e batizados de "Joan (Joana) & Darby (Darbí) van der Peat (de los Turfos)", pois pensava-se que eram um casal formado por um homem e uma mulher; sendo um dos corpos menor que o outro.

No entanto, na década de 1990, após a constatação de que existiam indícios de barba natural nos queichos do corpo menor, o qual sempre foi tido inquestionavelmente como mulher... foram feitos exames genéticos e, logo, foi constatado que ambos eram homens e que não havia nenhuma relação sangüínea entre os dois (i.e. pai e filho ou irmão e irmão).

Portanto, o casal ('gay') mais corretamente deveria ser chamado de "João & Darbí". Mas como não existem provas 'concretas' de que eles eram mesmo um casal de gays amantes, estão sendo tecidas as mais raras especulações de que podem eles poderiam ter sido melhores amigos - mas platônicos, ou guerreiros inseparáveis sem afinidades sexuais enterrados num eterno abraço simbólico de suas lutas e amizades, ou dois amigos que cometeram crimes juntos contra a sua comunidade e foram assassinados e entregados às turfas de pântano como exemplo e redenção, ou coisas do tipo assim...


Gladiatrizes em Treinamento

Mosaico romano do antigo império romano onde podemos ver duas gladiadoras em plena preparação para a luta em público, na arena. Apesar de bastante esquecidas, as gladiatrizes mulheres definitivamente, indiscutivelmente, existiram ao mesmo tempo que seus mais numerosos e mais afamados gladiadores machos.

Exite um relevo em mármore de cerca de mil e oitocentos anos atrás encontrado em Bodrum, na Turquia (Halicarnassus), de duas mulheres lutando entre sí, espadas empunhadas... Infelizmente esta imagem não se encontra mais disponível na Internet, pelo menos por enquanto, em fins de 2005.

Como mencionado acima, embora as gladiadoras eram incomuns, aparentemente indo contra todas as normas culturais do dia, estudiosos atestam que elas apesar de serem uma raridade na época, elas sim existiram e eram vistas e anunciadas como participantes de eventos públicos como algo realmente especial e singular.

Segue a pergunta: Se elas se vestiam como homens, lutavam com as mesmas armas e pela vida diante de espectadores embriagados com a violência do esporte da mesma forma que homens, por que é que não deveremos pensar que fora dos estádios e dos grandes espetáculos elas também não gostavam e, de fato, viviam como os gladiadores masculinos? Lembrando que os gladiadores eram famosos naquela época como o são hoje em dia os jogadores de futebol, roqueiros, ídolos de cinema, televisão, etc... Fazer sexo com um gladiador era tudo naquela época. Eles eram os astros das festinhas mais badaladas e muito cobiçados por todo mundo. Em conclusão, não devia ter sido muito diferente com gladiadores do sexo femenino, pelo menos com algumas, em suas vidas sociais fora das arenas e das multidões pois assim como os lutadores masculinos elas deviam ter corpos muito ágeis, fortes, atraentes e admirados por todo mundo.

Recentemente, no ano 2000, foi encontrado na Grande Londres, Inglaterra, o que parece ser o primeiro túmulo de uma dessas gladiatrizes jamais descoberto no mundo, segundo o Museu de Londres. Lembrando que a Inglaterra fazia parte do Império Romano, sendo que ela fazia parte das possessões mais ao noroeste deste império. Para ler maiores detalhes sobre esta descoberta, entre neste website (em inglês): Female Gladiators of the Anscient World ou Gladiadoras do Sexo Femenino do Mundo Antigo, por Steven Murray.

Taça Romana (lado 1) Taça Romana (lado 2)
A homossexualidade durante a Roma antiga muito bem representada em toda a sua complexidade nesta peça de prata - "A Taça de Warren" (The Warren Cup).

Homem e Jovem Fazendo Amor
Cameu em flasco de vido retratando uma das formas da homossexualidade do período clássio da cultura romana. Peça encontrada em Estepa, na Espanha.

Jogos Eróticos
Vaso etrusco exibindo dois jovens expressando mútuos interesse sexuais um para com o outro. Museu arqueológico de Nápoles, Itália.

A Tumba dos Touros
Dois homens fazendo sexo; detalhe de fresco etrúsco. Tarquínia, Itália.

Bacanália
O jovem satir gratificando-se sexualmente... Baixo relevo em sarcófago de mármore. Museu Arqueológico de Nápoles, Itália.

Relação Sexual Entre Dois Homens [III]
Índia antiga. [Idem...]

Relação Sexual Entre Dois Homens [IV]
Índia antiga. [Idem...]

Relação Sexual Entre Dois Homens [V]
China antiga. Dinastia Quing (séculos 18-19). Beber, escrever e ler poesias, e fazer amor... Pintura em seda. Painel individual de um rolo manual sobre temas a ver com a homossexualidade. Instituto Kinsey, Bloomington, Indiana - Estados Unidos da América

A Espiã e os Amantes (Woman Spying on Male Lovers)
China antiga. Dinastia Qing. Museu de Cultura Sexual Chinesa. Shangai, China.

Homens Homossexuais Fazendo Sexo
China antiga. Brincadeiras eróticas. Rolo manual. Aquarela opaca em papel. Dinastia Qing (Fins do século dezenove). Beijim (previamente Pequim), China.

Golden Lotus ou Lótus Dourado
Uma tradição erótica que durou mais de mil anos na China foi o costume de enfaixar os pés de muitas mulheres, começando bem cedo na vida. Raramente era permitido desatar os pés uma vez amarrados. As palavra chave para se manter em mente sobre este assunto são golden lotus e lótus dourado. Isso significa pés enfaixados, envoltos em tiras, apertadíssimas, ou também pés vendados, lacrados, pés atados ou pés amarrados.

Como podemos ver aqui, o pleito das pessoas de minoria sexual no mundo muitas vezes está fortemente relacionado a condição da mulher nas mais diversas sociedades do mundo. Eu não queria simplesmente mencionar que havia homens chineses no passado que praticavam o enfaixamento dos pés sem apresentar qualquer contexto, muito embora o tenha feito com outros assuntos que tratei neste website...

Como atestam as fotos, pés transformados por anos e mais anos de tiras de algodão os apertando ao extremo, incessantemente, buscou-se um ideal elusivo... tudo na tentativa de atrair para sí os 'melhores' homens da sociedade.

As origens deste costume são incertas mas seu início parece ter ocorrido na Corte Imperial da China muito tempo atrás. Com o passar dos tempos a prática foi se disseminando entre as camadas mais populares da sociedade. O golden lotus chegou até a ser praticado por mulheres camponesas eventualmente, em certos casos, mesmo que a prática não permitia o trabalho físico sem que fosse dispendido um esforço nada menos do que extraordinário.

Os resultados desta prática variavam de pessoa para pessoa mas desde o ponto de vista fisiológico eles se mostravam sempre bastante indesejáveis pois dificultavam a locomoção independente e causavam outros danos físicos incorregíveis. A própria estrutura óssea sofria modificações e traumas irreversíveis.

Os homens (heterossexuais) chineses através dos séculos, majoralmente, desenvolveram um verdadeiro fascínio e fetiches sexuaies bem específicos em torno do conceito do pés femeninos bem petitizinhos. Então, quanto menores eram os pezinhos das mulheres, mais eles gostavam, tanto melhor... Só para exemplificar, uma das crenças muito comuns entre os homens chineses era a de que uma mulher com pés modificados (deformados) dessarte, desenvolvia lábias vaginais bem mais carnudas e volumptuosas e musculosas - daí um maior prazer sexual para o homem na hora do orgasmo. Assim seguia a linha cultural do prazer sexual masculino.

Tradições à parte, controvérsias, curiosidade, repugnância e demais et céteras à parte, esta prática milenar não deixa de ser um triste comentário às tendências opressoras por parte do sexo masculino sobre a mulher.

Os depoimentos de mulheres idosas sobre os grandes sofrimentos, desde pequenas, suportados pela doce esperança de que um dia ser escolhida por algum homem rico como sua esposa são mesmo muito comoventes.

Muitas vezes os parentes também sofriam muito ao ver alguém nessa condição, especialmente durante os anos de reforma cultural. A situação das mulheres de pés pequenos ficou revertida, de reverenciadas elas passaram a ser vistas como vestígios indesejáveis de um sistema burguês.

Conforme depoimentos, os filhos meninos sofriam muito e ficavam traumatizados para a vida ao ter que ver as suas mães procurando acumular pontos no sistema comunista fazendo trabalho braçal quando mal podiam se locomover fora de casa. Elas freqüentemente eram alvos de chacotas e desdém, de acordo com relatos bem divulgados hoje em dia.

Obviamente não é difícil de se imaginar que esta forte expressão de feminidade máxima e milenar que ocorreu na China também teria causado um certo impacto nos homossexuais daquela civilização.

Mas, resumindo, o footbinding sim esse costume foi praticado por certos homens da China. Especialmente no campo das artes, live performance, e entretenimento. Atores de Ópera Chinesa muitas vezes faziam um tipo parcial de manipulação/controle dos pés.

Existe pelo menos um documentário sobre as últimas mulheres ainda vivas na China que têm pés apequenados. Também, num desses documentários (que passou na TV nos Estados Unidos em 2004) é discutida a prática quase desaparecida dentre certos homens, no caso de atores fazendo o papel de mulher (Dan) em shows de Ópera Chinesa, tratarem seus pés desta maneira.

No início dos anos 1900 a prática de atar os pés e destorcer o seu formato começou a experimentar declínio. Isso veio a ocorrer tanto devido à forças internas como a influências externas, por meio de missionários cristãos pregando o evangelho naquele país. Em 1998 a última fábrica de sapados para pés lótus dourados fechou as suas portas definitivamente.

"Sexo, Machismo e Footbinding" ou "Sex, Machismo and Footbinding", uma matéria escrita por Tian Tian e publicada pelo jornal Changhai Star no ano 2000, cita um colecionador de sapatos golden lotus da China que menciona homens usando os sapatos golden lotus no passado:

"'Até homens chegaram a praticar o enfaixamento de seus pés', disse Yang ao entrevistador. 'Alguns meninos enfaixavam seus pés [só] por curiosidade enquanto outros, que eram atores, do sexo masculino, o faziam para agradar as suas audiências'."

("Men would even bind their feet," Yang said. "Some boys bound their feet out of curiosity and some male actors bound their feet to please their audiences.")

Quando faziam o papel de mulher, especialmente antigamente, esses atores precisavam de sapatos que escondiam o fato de que seus pés realmente não haviam sido deformados e miniaturizados o suficiente como as mulheres. Assim, atores de ópera que faziam papéis Dan ou femeninos, tinham que ficar caminhando na ponta de seus dedos dentro de suas 'botinas' especiais que por fora das roupas compridas pareciam ser sapatinhos femeninos normais. No entanto, sendo a estatura alta também um forte símbolo de sensualidade naquela civilização, e sendo os homens geralmente mais altos do que mulheres, isso servia para transformar esses travestis chineses ainda mais acerca do ideal da sensualidade femenina.

Vale notar que esta prática de enfaixar os pés se difundiu em outras sociedades do Oriente pré-moderno (i.e. Japão e Koréia). A maioria do que foi escrito sobre o assunto até hoje tem sido desde o ponto de vista masculino. O confucionismo patriarcal tende a ser prontamente malvisto por membros de sociedades liberais do Ocidente. As perspectivas do ponto de vista das mulheres do Oriente, mesmo de feministas, sobre este assunto ainda não foi ouvido ampla- e plenamente, dizem algumas pessoas. Favor ver um link de autora sobre este tema, logo abaixo.

Vejam maiores detalhes e imagens adicionais nos links que se seguem logo abaixo:

My Tiny Feet ("Meus Pequeninos Pés").
Splendid Slippers ("Calçados Explêndidos")
Museu de San Francisco
Museu de Antropologia de Missouri
Pés Enfaixados [tradução minha] ou Bound Feet. Relatos [em inglês] de dezesseis mulheres chinesas, testemunhas vivas de um costume milenar que está chegando ao fim. Fotos de Joseph Rupp (2002) e texto por Jeanine Holman. Recomendo!
"Mulheres em Culturas de Confúcio" [tradução minha] ou "Women in Confucious Cultures". A Dra. em História Dorothy Ko [et all] é co-autora desta obra em inglês.
"Prostituição e Enfaixamento dos Pés: Imagens da Mulheridade Chinesa em Fins do Século Dezenove - San Francisco por Jinwoan CHang[minha tradução, livre]("Prostitution and Footbinding:
Images of Chinese Womanhood In Late Nineteenth-Century - San Francisco by Jingwoan CHang
")

A homossexualidade no Japão antigo
O samurai e seu kagema. Um kagema no Japão Antigo era um prostituto masculino de bordel especializado, bordeis chamados kagemajaya. Aí nesta gravura vemos um encontro romantico de um samurai em pose de descanso com um ator de cabuqui [kabuki] em serviço. Esta imagem faz parte de um painel pintado em um rolo manual. Miyagawa Isshō, cerca 1750. A peça pertence a uma coleção particular.

Mulher Escrava Afro-Brasileira
Este desenho do artista e viajante alemão Johann Moritz Rugendas retrata uma escrava afro-brasileira durante durante o último século da escravidão no Brasil. Como não sabemos qual é a identidade desta mulher, muito menos poderemos nos aventurar a especular sobre a sua sexualidade. No entanto, como bem se sabe hoje em dia, a homossexualidade sim existia naquela época quando foi produzida esta obra histórica aqui representada. Portanto, para todos os efeitos, a ilustração desta mulher em estado servil certamente poderá nos ajudar construir uma representação iconográfica de uma lésbica, negra, vivendo a condição de escrava.

Katumua [Sem foto]
Existe uma noção em certas mentes no poder na África de que a homossexualidade se trate de um conceito estranho ao Continente Africano, uma importação ou um legado do colonialismo europeu à Mama África.

Muito ao contrário, assim como na Índia, onde as hijras tinham o seu lugar na sociedade, ou em nosso continente americano, onde berdaches eram considerados/as normais e parte íntegra das sociedades de norte a sul, do Alaska à Terra do Fogo, a homofobia é que foi introduzida pelo poderio europeu.

Na África, terra de origem de todos nós seres humanos, pertencentes à mesma grande família deste planeta, a coisa não foi muito diferente. Favor ver a matéria relacionada: A HOMOSSEXUALIDADE EM ANGOLA: KATUMUA.

Casal de Homens Maias
Rito do mundo subterrâneo. Reprodução de pintura de parede. Grutas de Naj Tunich. El Peten, Guatemala. Julgando pelas genitálias, especialistas asseguram que nenhum dos dois amantes nesta representação gráfica é mulher no sentido convencional. No entanto, o estilo de cabelo de uma das figuras claramente reflete femininidade. Portanto, conforme as mais recentes avaliações (2006), acredita-se que este desenho de amantes represente um homem e uma transexual do período clássico mesoamericano.

Visite o seguinte website para conhecer a riquíssima arte guatemalteca moderna: Arte Maya Tz'utuhil (Español, English).

Alexandre, O Grande
Detalhe de mosaico retratando Alexandre, casa de Faun, Pompéia, cerca 80 A.C. Museu Arqueológico Nacional, Nápoles, Itália.

Alexandre, O Grande
Estátua em bronze de Alexandre montado em seu cavalo Bucéfalo (Bucephalus). Museu Nacional de Vila Juliana (Villa Giuliana), Roma, Itália.

La Plaza de los Cibeles
Plaza de los Cibeles, Madrid - Espanha. Estátua em mármore com fonte produzida por José Hermosilla e Ventura Rodríguez no Século XVIII. Uma homenagem à Cibele, deusa da Mãe Terra que veio a se tornar protetora do Império Romano. Ela era adorada com muita música, tambores e bebida, especialmente por transsexuais que conduziam eventos de adoração de fiéis com grande êxtase. Alguns desses devotos que se castravam eram chamados de galli (ou gallu no singular) pelos romanos. A castração era considerada um sinal de devoção absoluta à deusa. Já outros devotos não preparados para tal passo decisivo, ofereciam testículos de touros a Cibele, o que era considerado perfeitamente aceitável. Os leões que aparecem puxando o carro de Cibele são Atalanta e Hyppomenes transformados, castigados, por terem copulado em seu templo.

Plaza de los Cibeles
Palácio de Comunicaciones y los Cibeles - uma comemoração filatélica nacional espanhola.

The Shamefvll Ende of Bishop Atherton and His Proctor John Childe
Transliterado ao inglês moderno: "The Shameful End of Bishop Atherton and His Proctor John Childe". Traduzido ao Português: "O Vergonhoso Fim do Bispo Atherton e Seu Procurador John Childe".

Um título alternativo e menos ofensivo que tem sido utilizado em tempos recentes para referir-se a esta obra (um panfleto escrito e publicado em 1641 por um anônimo na Irlanda) é "The life and death of John Atherton", ou seja, "A vida e morte de John Atherton".

John Atherton nasceu em 1598 na localidade de Somerset, na Inglaterra. Ele freqüentou a Universidade de Oxford e ingressou no clero da Igreja Anglicana. Mais tarde John Atherton se tornou bispo na Irlanda (de Lismore e Waterford).

Em 1640 John Atherton foi acusado do crime de sodomia ("buggery"). Seu jungamento resultou na pena de morte. Supostamente ele teria confessado e admitido ter feito este pecado logo antes de seu enforcamento. Muito embora até então ele teria garantido ser inocente.

Agora, em tempos modernos, está sendo desvendado através do surgimento de algumas evidências históricas que ele pode ter sido vítima de uma conspiração.

Neuschwanstein
Neuschwanstein, o mais famoso castelo da Alemanha e um dos mais famosos do mundo inteiro, inclusive tendo servido admitidamente de modelo e inspiração ao magnata americano Walt Disney na construção de sua versão dessa obra, o Castelo da Bela Adormecida. Milhares de crianças, famílias e adultos do mundo todo se divertem, inspiram e apreciam esta obra que, apesar de ser pesadamente comercializada, não deixa de conter certa magia. O mundo inteiro parece conhecer o castelo da Disneilândia, muitos sabem que foi inspirado num castelo alemão de Neuschwanstein, mas raramente é sabido que o rei que conceituou e mandou construir este monumento inspirador era de fato um homossexual. Coincidência ou acaso?! Você decide...

Neuschwanstein já era visto como um castelo de sonhos, isso de acordo com algumas pessoas da época, mas como uma extravagancia exorbitante para outros, tudo dependendo do ponto de vista de cada um. Permanece o fato de que este castelo foi imaginado e construido por um homossexual, pelo Rei Ludovico II da Baviera (König Ludwig II von Bayern, em alemão), que era também conhecido como o "Rei Louco". Três dias depois da declaração oficial de sua 'insanidade mental' ele morre afogado em um lago. A sua morte está encoberta de mistérios até os dias de hoje, sem ninguém saber exatamente como foi que ele encontrou o seu fim.

Vejamos aqui algumas imagens (desenhos, fotos, estátuas, etc... ) do Rei Ludovico II:

Rei Ludovico II - Criança
Rei Ludovido II - Mais crescido
Rei Ludovico II - Jovem, em par
Rei Ludovico II - Jovem
Rei Ludovico II - Jovem, de pernas cruzadas
Rei Ludovico II - Monta
Rei Ludovico II - foto de 1864
Rei Ludovico II - 'Dashing'
Rei Ludovico II - Pintura por Wilhelm Tauber
Rei Ludovico II - Gedenkmesse
Rei Ludovico II - Fardado
Rei Ludovico II - com Richard Wagner
Rei Ludovico II - Primavera, com Elizabete
Rei Ludovico II - Menos delgado

Veja aqui um dos outros projetos grandiosos do Rei Ludovico II: Schloss Linderhof (Castelo Linderhof). Entre aqui neste site para ver alguns dos móveis, gôstos do Rei que era gay... http://www.arnoldsche.com/showBook.php?id=152&kId=6 [Que pavão mais misterioso!?].

Aqui temos um livro sobre a vida do Rei Ludovico II, publicado em espanhol, na Espanha. Pelo menos na página (web) de apresentação deste livro, que se trata justamente da vida, da biografia do Rei Ludovico II, o autor da obra não menciona nada sobre a sua sexualidade. Aliás, este é o approach mais comum em relação ao assunto.

Musical sobre a vida de Rei Ludovico II
O website do musical pode ser visto em alemão ou em inglês. Ao entrar no site, automaticamente inicia a música... e ouve-se uma parte do musical onde o Rei Ludovico II diz mais ou menos o seguinte:

"... e com a nossa amizade, meu caro, eu não irei acabar simplesmente por estar me tornando Rei assim de repente..." [Contexto: Seu pai autoritário falece inesperadamente o que faz com que o jovem de dezenove anos subitamente se torne rei, O Rei Ludovico II. da Baviera]

"Don't Cry For Me Bavaria" Matéria que saiu no jornal Frankfurter Algemeine, sobre o musical (em alemão). Se trata de um comentário sobre a peça que faz alusão ao musical "Não Chore Por Mim Argentina" ou, no original, "Don't Cry for me Argentina" (Evita), de Andrew Lloyd Webber.

Visite também o website do órgão oficial dos castelos da Baviera, o Bayerische Schlösserverwaltung (site em inglês e alemão).

Visite o website do Hotel Rübezall que fica perto do castelo de Neuschwanstein. Note que a proprietária e o proprietário do hotel, a Sra. Giselle e o Sr. Erhard Thurm, tiveram a sensibilidade de mandar fazer uma versão de seu site em português.

Você sabe ler alemão? Aliás, falando em discriminação, gostaria de aproveitar a oportunidade para mencionar também neste espaço algo que venho chamando à atenção das pessoas desde há muitos anos: O alemão é uma das línguas regionais brasileiras, assim como o japonês e o talian, etc... Para ver uma lista interessantíssima de livros sobre assuntos relacionados o tema 'Minoria Sexual' neste idioma, queira por favor entrar no seguinte website: Queer, Sexismus, Homophobie.

A Queima do Cavaleiro de Hohenbergue e seu Criado ou Verbrennung des Ritters von Hohenberg mit seinem Knecht
Evento que ocorreu fora dos muros protetores da cidade de Zurique, na Suíça, em 1482. Comprovação gráfica: Diebold Schilling, Crônica da Guerra da Burgundia, Crônica Ilustrada da Suíça, volume 3, cerca 1483 (Zurique, Biblioteca Central). Licença: Domínio público (copyright expirado que pode ser reproduzido...).

A Dança do Berdache/The Dance of the Berdache
O livro dos índios americanos de George Catlin/The George Catlin Book of American Indians. Hassrick, Royal B., Promontory Press, ISBN: 0-88394-04609, Library of Congress Catalog Card Number: 81-81163, pg 82, Sac & Fox, 1835-37, óleo em canvas, 50 x 70 cm. Ver também um recorte da foto enfatizando melhor o personagem principal da pintura: O Berdache de Catlin.

A Conquista do Novo Mundo e os Ameríndios Homossexuais
Vasco Núñez de Balboa, um explorador espanhol, em 1513, na então província de Quarenca, no Panamá, manda seus cachorros atacarem o líder ameríndio Ponera e um grupo de quarenta homossexuais travestís. (Atenção leitores e leitoras: este desenho é demais brusco e muitissimo rude ao retratar as crueldades cometidas contra seres humanos inocentes na América Central - quem não tiver ânimos, que evite de olhar!).

Mulher Ameríndia Caçando Búfalo
Berdache do sexo femenino, mulher membro dos Indígenas das Planícies ou Plain Indians estado-unidenses, a qual com e como os homens de sua nação indígena, participava ativamente nas caçadas de búfalos. A produção desta obra está datada em c. 1837. Nota: Geralmente as menções de berdaches entre ameríndios/as norte-americanos/as referem-se a homens fazendo o papel social tipicamente atribuido às mulheres em suas culturas. Atualmente, depois de mais de quinhentos anos de influência européia, o costume de muitas tribos indígenas de aceitar a homossexualidade com naturalidade praticamente desapareceu.

ethiopian1O Batismo do Eunuco Etíope
Obra de Rembrandt van Rijn, o grande mestre pintor holandês (c. 1650-1655). Esta é uma de suas obras sobre o tema Felipe e o Eunuco, uma passagem bíblica.

O Apostolo Felipe Ensinando o Evangelho ao Eunuco Etíope
Aqui temos um sítio em inglês na Internet sobre citando menções a eunucos e a gays nos registros clássicos da história do mundo.

Inquisição Espanhola
Esta gravura retrata oficiais da Igreja Católica presidindo sobre a tortura de um homem acusado de ser homossexual antes da sua eventual exterminação. Cerca 1700s.

O apostolo Felipe ensinando o evangelho ao Eunuco Etíope
Vitral/Janela de uma igreja anglicana da cidade de Belfast, norte da Irlanda.

O Martírio de São Sebastião
Uma figura carregada de simbolismos, um tema mui sugestivo... e a provocar um contínuo interesse por parte de artistas através dos séculos e das várias culturas ocidentais. Nem mesmo a cultura popular abandona o mito do santo dos homossexuais. Neste caso podemos ver um artista urbano expressando suas mais profundas noções sobre São Sebastião...

O Martírio de São Sebastião
Estátua [de túmulo] de São Sebastião em Roma, Itália.

Sankt Sebastian de Rainer Maria Rilke
Esta é minha tradução/adaptação que fiz para o português diretamente do texto original Sankt Sebastian de Rainer Maria Rilke.

O Martírio de São Sebastião
Gian Lorenz Bernini · 1598–1680
1617
Museu Thyssen Bornemisza
Madrid,
Espanha.

O Martírio de São Sebastião
Fotografia com live model,
Artista contemporânea:
Cynthia Karalla.
Estados Unidos/Itália.

João do Rio
Resgatando a história gay do Brasil, por Thereza Pires com o MixBrasil

Sobre Sérgio e Baco...
Quadro iconográfico dos santos Sérgio e Baco do Monastério de Simonas Petras, Monte Athos, fotografado em 1991. Fica registrado aqui o crédito ao AXIOS, ou seja, a organização dos Gays e Lésbicas Cristãos Ortodoxos e do Leste (Eastern and Orthodox Gay and Lesbian Christians). Obrigado pela contribuição, Deco Ribeiro (e-jovem).

Sérgio e Baco ou São Sergius e São Bacchus
Inseparáveis, Sérgio e Baco eram oficiais do exército romano na Síria no século sete que, ao se recusarem a adorar os deuses romanos por causa de seu compromisso com o cristianismo, foram torturados à morte. John Boswell, um historiador da prestigiosa Universidade de Yale Yale University, Estados Unidos, baseado em pesquisas, acredita que os dois se casaram e são um exemplo da tolerância para com a homossexualidade durante os primórdios da Igreja Cristã moderna.

Felipa de Souza
Felipa de Souza foi uma lésbica brasileira que foi grave- e injustamente torturada pelos colonizadores portugueses (eles norteando-se na Santa Inquisição Católica transferida ao Novo Mundo pela Coroa Portuguesa) no ano de 1591, ressucitada do obscurantismo dos anais históricos do Brasil colonial pelo pesquisador, antropólogo, professor, Dr. Luiz Mott. Infelizmente não existe qualquer quadro, pintura ou gravura de Felipa de Souza. Portanto, artistas modernos/as, inspirem-se a representar uma versão interpretativa atual desta bravíssima e pioneira mulher brasileira, mesmo que inventada das nuvens, assim por dizer, como o fez Rembrandt sobre o batismo do Eunuco Etíope (uma passagem bíblica).

A surpreendente história de Mrs. Mary
"O marido do sexo femenino: ou seja, A surpreendente história de Mrs. Mary, com pseudônimo de Mr. George Hamilton, que foi condenada por ter se casado com uma jovem moçoila do País de Gales e por ter vivido com ela como fosse marido da mesma. Este relato foi compilado segundo as suas próprias palavras desde seu confinamento." Impresso em Londres/1746.

Um Eunuco de Cairo
Um eunuco de Cairo, Egito, litografia do século dezenove (Reproduzido em Les Eunuques à Travers les Ages, Paris: Vigot Frères, 1908, p. 210)/A eunuch of Cairo, nineteenth century lithograph (reproduced in Richard Millant's Les Eunuques à Travers les Ages, Paris: Vigot Frères, 1908, p. 210)

Willy Käcker, alemão, vítima do nazismo por ser homossexual
Willy Käcker, um comerciante alemão, nasceu em 02 de julho de 1905 na localidade de Seestadt e foi internado no campo de concentração de Auschwitz em 28 de agosto de 1941; Käcker faleceu logo depois, em 28 de outubro de 1941, portanto, aos trinta e seis anos de idade.

ZEIT DER MASKIERUNG - Lebensgeschichten lesbischer Frauen im "Dritten Reich" (em alemão) por Claudia Schoppmann
O título de um livro que eu talvez traduziria mais ou menos assim em português: "Tempo de Se Mascarar - Histórias Verídicas de Mulheres Lésbicas durante o 'Dritten Reich' de Adolf Hitler".

Pode ser que até já exista tradução em português aqui em meio de 2005, duvido muito. Mas em inglês já tem, veja uma resenha aqui: Days of Masquerade: Life Stories of Lesbians During the Third Reich pela tradutora Allison Brown. Eu não lí este livro ainda mas tenho certeza de que se trata de uma obra importantíssima. Sim, porque existe a noção de que os nazistas não perseguiam lésbicas. Aparentemente a falta de documentação sobre as experiências das lésbicas durante esta guerra incentiva esta idéia.

Então, vamos anotar o nome desta autora Claudia Schoppmann alemã. Ela está conduzindo pesquisas e estudos raros, assim, fazendo uma contribuição singular ao conhecimento e saber da família humana.

Outras fotos de perfil policial de vítimas gays do nazismo alemão
Atenção: Procure as referidas fotos nesta página, navegando com o seu cursor em direção ao topo da mesma.

Gráfico Nazista de Classificação de Pessoas (suas vítimas)
Por exemplo, o triângulo rosa, invertido, era designado especialmente para marcar homens capturados por serem homossexuais, já a estrela de Daví era para membros da comunidade israelita, etc...

O Triângulo Cor-de-Rosa
Close-up, foto do símbolo inventado pelos nazistas da Alemanha de Hitler para identificar o "elemento" homossexual para os perseguir e os condenar aos campos de concentração.

Homossexual Sendo Torturado por Nazistas
Trabalho do homossexual alemão Richard Grune que passou pelos campos de concentração de Sachsenhausen e Flossenbürg, Alemanha, durante a II Guerra Mundial.

Richard Grune
Richard Grune nasceu em 1903 em Flensburg, Alemanha. Foto tirada em ca. 1922. Arquivo do Museu Gay de Berlim (Berlin Schwule Museum).

Veja outras obras do mesmo autor: One Person's Story ("A História de Uma Pessoa". Neste link é possível ver um pequeno conjunto de imagens produzidas pelo autor e que foram publicadas logo após a guerra, em 1947. O seu intuito era chamar a atenção aos horrores sofridos nos campos de concentração. Essas suas obras, as quais relatam de forma dramática os horrores do dia-a-dia na prisão, são umas das mais importantes que surgiram logo após o fim da guerra.

A Perseguição de Homossexuais Pelos Nazistas [1933-1945]
Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos (United States Holocaust Memorial Museum). Ao visitar este site, que está todo em inglês, não deixe de entrar em GERMAN LAW 175 onde o curador explica em vídeo algumas coisas muito significantes sobre o Código Penal 175. Por vinte e cinco anos depois do fim da II. Guerra Mundial o Código 175 permaneceu vigente (na forma modificada, mais generalizada pelos nazistas) e, com isso, a homossexualidade permaneceu ilegal no país. Quer dizer, mesmo gays que foram liberados dos campos de concentração pelas tropas aliadas voltaram a serem presos por causa da ilegalidade da homossexualidade na Alemanha. Durante os primeiros anos pós guerra foram decididos os planos de restituição às vítimas... e, dentro daquele quadro cultural-legal, conseqüentemente, não foram feitos quaisquer planos de restituição às vítimas do nazismo que eram gays.

Banhistas em São Nicolau (San Niccolo)
Domenico Cresti, conhecido como Passignano. 1560-1638. (Imagem colorizada).

Banhistas em São Nicolau
Veja uma cópia mais expansiva deste quadro, acima, de Passignano sobre a homossexualidade.

Nicolau Maquiavel
Eis mais um italiano gênio que teve e ainda tem uma influência abrangente e mundial - Nicolau Maquiavel.

Nicoulau Maquiavel foi um homem casado, certamente, mas também comprovadamente bissexual, conforme está muito bem documentado.

Ver também Pensamentos importantes sobre Nicolau Maquiavel.

Três Lésbicas
Ilustração. Chauvet. Século dezoito. França.

As Duas Amigas [I]
Henri Toulouse-Lautrec ou Henri de Toulouse-Lautrec ou, ainda, Henri-Marie-Raymond de Toulouse Lautrec Monfa, seu nome verdadeiro (1864-1901). Francês. Produziu seus quadros em Paris mas não nasceu e nem morreu naquela cidade.

Não deixe de ver também os seguintes quadros de Henri Toulouse-Lautrec sobre a temática 'amor entre mulheres':

As Duas Amigas [II]
Duas Mulheres Seminuas
O Sol no Sofá

Sabonete Ivory [I] e Sabonete Ivory [II]
Memorabília: Estas duas promoções de sabonete da marca Ivory nos Estados Unidos [e possivelmente em outros países] durante a Primeira Guerra Mundial claramente valeu-se da força, nuance e erotismo sentido por homens, de uns para com os outros...

Amor Socrático
Artista anônimo. Gravura tirada do essay "De Figuris Veneris" escrito por Friedrich Karl Forberg (1770–1848). A mensagem escrita no rolo que se vê no lado direito, na parte de baixo da pintura, diz "Gnothi seauton". O que significa a advertência de Sócrates aos seus amigos (que também se encontrava inscrita em letras douradas sobre o pórtico de entrada no Templo de Delfi) "Conheça-te a tí mesmo!".

João Francisco dos Santos, A.K.A. Madane Satã
João Francisco dos Santos (1900-1976) foi um homossexual afro-brasileiro, pernambucano de nascimento mas residente de longa data na Lapa, no Rio de Janeiro, e que se tornou famoso... Madame Satã, o filme é uma interpretação artística de Karim Aïnouz e sua equipe da história e do mito que se desenvolveu em torno de uma vida que se atreveu a ser diferente na sociedade. Veja o que eu escreví sobre o filme no portal cinematográfico OFFOFFOFF de Nova York.

How Gay is Gay?
"Quão gay é ser gay?" Manchete principal da revista sensacionalista estado-unidense Times Magazine, edição de 1979.

Amigos Para Toda a Eternidade
Capa do livro (em inglês) de David Deitcher sobre fotos de homens pousando juntos entre os anos de 1840 e 1911 nos Estados Unidos. "Queridos amigos: Fotografias estado-unidenses de homens juntos, 1840-1911"/"Dear Friends: American Photographs of Men Together, 1840-1911".

Cora Anderson e Lillie Hitchcock Coit
Aqui trata-se de um livro, "Escondidas da História: Retomando o Passado Gay e Lésbico" [minha tradução] (Original: "Hidden From History: Reclaiming the Gay and Lesbian Past"). Martin Duberman et al, editores. Nova York: NAL Books, 1989.

Estas mulheres americanas do século dezenove se travestiam e conseguiram "passar" por homens por muitos anos. Cora Anderson, que era ameríndia, foi presa em 1914 por conduta desordeira; já Lillie Hitchcock Coit conseguiu desviar-se de uma sentença pelo fato de ser rica.

Sede do Grupo Gay da Bahia
Entidade histórica e fundamental do Movimento Homossexual Brasileiro (MHB), fundada pelo professor Luiz Mott e presentemente (2005) sob o comando de Marcelo Cerqueira. Por favor, visite o website oficial do Grupo Gay da Bahia.

Cronologia Gay Brasil
A Cronologia Gay Brasil se trata de um histórico dos quinhentos anos de homossexualidade no Brasil. Este documento foi escrito pelo professor Luiz Mott, sendo ele um verdadeiro pilar do Movimento Homossexual Brasileiro, um vulto e patrimônio vivo da consciência dos Direito Humanos do Brasil e do mundo.

Shiva
Quem é esta divindade da destruição tão popular na Índia? Quem é este deus que juntamente com Brahma, o Criador, e com Vishnu, o Preservador, formam o Trimuti ou a Trindade do hiduísmo? Brahma não tem muitos seguidores pois é considerado uma divindade superada. Já os templos de adoração a Vishnu e a Shiva competem uns com os outros por toda a terra. Shiva é a toda a essência expressada na Natureza. Mas ele é muito difícil de se prever. O que Shiva irá trazer, vingança, devastação? Mas Shiva somente destroi quando isso irá resultar em harmonia. Shiva também tem seu aspecto contemplador e desatado de tudo o que for canal. Mas Shiva também é conhecido por atuar como pai e marido. Ele também é adorado por seu aspecto masculino e viril, neste caso seus seguidores o veneram na forma de falus (linga). Sobre estas estátuas em forma de penis são derramados leite, yogurte, mel, que são coletados da base e devolvidos aos devotos como prasad ou santificados, uma graça de Shiva. Shiva representa todas e quaisquer dualidades, mesmo os aspectos masculinos e femeninos de toda pessoa. Shiva como Natajara é o dançarino divino, onde ele mostra três de seus aspectos que são o Cósmico, o Tandava e o Nadanta. O círculo de fogo circundando a divindade Shiva representa o eterno cósmos associado a ele.

O Senhor Krishna Gay?!
Uma interpretação visual da divindade indiana Lord Krishna como um gay, com a pele em azul da forma tradicional e com todos os seus significados. No caso, encenada pela atriz trans Alexis Arquette para a revista gay Genre Magazine, edição Spirituality, de maio de 2000. Ao lado desta foto interpretativa do Senhor Krisna, como um Gay, aparece a manchete: Was Jesus Gay? (ou Jesus era Gay?) e também: 30 Paths to Enlightnment (ou Trinta Caminhos Para a Auto-Realização). Não é de surpreender que o pessoal da Genre Magazine acabou recebendo ameaças de morte por causa destas interpretações visuais do Nosso Senhor, o Lorde Krishna, que foram tidas por algumas pessoas como altamente difamatórias simplesmente 'demais' para serem toleradas.

A Localidade de Koovagam, Índia
Uma pequena localidade onde se reunem anualmente fiéis e milhares de hijras de toda a Índia e do exterior em celebração ao deus Vishnu/Krishna, quem de acordo com a mitologia, se transformou em mulher para se casar com um guerreiro homem destinado à morte...

Andrógino com lenço e colar vermelhos
Uma aquarela, Xenia, Brasília/2001. Além de pintora, ela também é fotógrafa, jornalista e escritora, atuando no Distrito Federal. Xenia também foi escolhida para representar o Brasil no projeto "Uma Celebração à Mulheres Escritoras ("A Celebration of Women Writers"), de "Projetos Biblioteca Digital" ("Digital Library Projects") da Penn Library da Universidade de Pennsilvânia. Não deixe/m de visitar o website de Arte Xenïa.

Zumbi dos Palmares
Esta é uma aquarela/interpretação moderna de Zumbi dos Palmares, uma tela pintada pela experiente e exímia pintora norte-americana Michelle Doyle, ela mesma uma capoerista praticante, batizada Cigana.

Outra obra da artista, desta vez dois homens juntos, entrelaçados, possivelmente agarrados em um tom homoherótico mas justificado sob o firme pretexto de se tratar de uma área desportiva masculina.

O mundo afro-brasileiro, e particularmente a capoeira, são temas recorrentes e que permeiam as suas obras. Por favor, visitem o site da artista para ver outras de suas obras e também para obter maiores informações de contato: Michelle Doyle at art-tart.com

Cary Grant e Randolph Scott
Mais um exemplo de expeculação, invasão de privacidade de pessoas?

Segundo fontes diversas, estes dois astros da indústria cinematográfica, que compartilharam a mesma residência por doze anos, mantiveram um relacionamento amoroso que durou por mais de uma década. Fotos como esta, acima, afirma o biógrafo Marc Eliot são indicativas da existência de um relacionamento homoafetivo, como diria a desembargadora Dra. Maria Berenice Dias entre os dois... Em tempos de repressão cultural, expressões humanas reprimidas tendem a persistir underground.

O macarteísmo da época de Cary Grant e Randolph Scott e o conservadorismo da própria indústria hollywoodiana ainda prevalente, mesmo após estarmos bem adentrados no novo milênio, jamais teriam permitido qualquer relacionamento homossexual declarado por parte destes dois astros internacionais como estes dois. Enfim, discussões sobre a sexualidade de figuras públicas como Cary Grant são de fato um triste comentário sobre a hipocrisia da sociedade dominante, aquela que cria, oferece e exige somente um contexto sexo-afetivo-cultural, o heterrorsexista, como diria Luiz Mott.

14 Bis - Alberto Santos-Dumont. Esta foto é uma divulgação do Senado Federal do Brasil em relação ao projeto de inclusão de seu nome no Livro dos Heróis Nacionais do Brasil.

Alberto Santos-Dumont [tamanho maior]
Alberto Santos-Dumont também faz parte da lista dos grandes vultos da história da homossexualidade no Brasil graças ao minucioso trabalho de pesquisa do professor Dr. Luiz Mott.

Alberto Santos-Dumont [tamanho menor]
Outra pessoa que merece atenção é a escritora Patricia Nell Warren, nascida (1936) e criada nos Estados Unidos. Ela escreveu uma excelente matéria sobre o papel de Alberto Santos Dumont na história da aviação do mundo:

Alberto Santos-Dumont - Aerial Sportsman and Pioneer Balloonist
Neste trabalho de pesquisa, Patricia Nell Warren também discute a vida pessoal de Santos-Dumont e o seu perfil de homossexual numa época quando era extremamente difícil para uma pessoa ser gay.

Ver Filmagem Antiga de Santos-Dumont
Filmagens de momentos históricos na aviação. Newsreels eram pequenas produções de filmagens noticiosas que passavam nos cinemas dos Estados Unidos antes dos filmes em sí. Aqui podemos ver a pessoa de Alberto Santos-Dumont e também de seu 14 Bis, muito embora brevemente.

Você está tendo problemas para ver as cenas acima em seu computador? Seu computador pode não estar reconhecendo o arquivo tipo ".ogg" utilizado acima no armazenamento das filmagens antigas de nosso querido Santo-Dumont. Se este for o seu caso, entre aqui para obter ajuda: Ajuda/Video (em inglês).

Walt Whitman
Visite o website O Archivo Walt Whitman - Ed Folsom e Keneth M. Price, Editores (em inglês).

Wendell e Cass
Este é o famoso casal de pinguins gays que residem no Aquário de Nova York. Uma particularidade pertinente: Os pinguins e as 'pinguinas', gay ou não, tem o hábito de formar relacionamentos vitalícios.

Vielpunkt e Z
Aqui nesta foto vemos o igualmente famoso casal de pinguins gays da cidade nortenha de Bremmerhaven, da Alemanha. Inicialmente houve uma preocupação de importar pinguins do exterior para ver se a homossexualidade dos bichinhos poderia ser 'corregida'. Ante protestos de humanistas mundo afora, as tendências homofóbicas dos atentendes do zoológico é que foram revisadas.

Um Casal de Pinguins Gays do Japão
A foto acima é de um casal (não identificado por nome) de pinguins homossexuais do Japão, onde foram descobertos uns vinte destes casais do mesmo sexo, residentes em dezesseis viveiros distribuidos pelo país.

Neste último caso, lá no Japão, surgiu a preocupação entre os condutores do estudo de esclarecer ao mundo que não se sabe se a porcentagem de pinguins gays vivendo em cativeros é maior do que aquela que 'supostamente' deve estar a ocorrer também in the wild longe da presença oberservadora de seres humanos. Uma expressão paternalista, eu arriscaria dizer, pois ela parece conter a velha qüestão que persegue universalmente a muitos pais e muitas mães de homossexuais: "Fui eu que causei isso? É culpa nossa?".

Casal de Patos Mandarins - Um Macho e Uma Fêmea Juntos...
Casal de Patos Mandarins - Dois Machos Descansando Juntos...
Não sabemos se os bichinhos nas fotos acima são realmente pares ou casais. O que é sabido desde tempos milenares é que estas aves, sendo o seu nome científico Aix Galericulata, são notóriamente monogâmicas uma vez acasaladas. Na China existe todo um simbolismo em torno destes animais justamente por causa de sua 'fidelidade conjugal'. Entre outras coisas, tradicionalmente, naquela cultura, os casais de patos mandarim significam o amor verdadeiro.

Anhangá
Folclore indígena do Brasil. Conceito nativo adaptado e transformado, como muitos outros similares, para servir de apoio ao prescritivismo ideológico da nova nação cristã. Isso ocorreu tanto por desíginio, ver a influência fazedora de mitos dos padres no Brasil colonial, como por meio de um processo que se desenrolou naturalmente no decorrer da história da cultura popular brasileira.

Neste caso, trata-se de um conceito no imaginário folclórico que tem a capacidade de causar um impacto indesejável, mesmo que secundário, indireto, por associação, nas noções da sexualidade moderna minoritária e marginalizada: É a imagem do veado imponente, visagem, sombra, branco, vermelho, chamas em vez de olhos; é o enganador de caçadores, dos bons provedores, o trazedor do mal também aos familiares; quem o vê sucumbe ao delírio e, possivelmente, à loucura.

O assunto Anhangá x homossexualidade dento contexto da homossexualidade no Brasil moderno foi levantado/introduzido pela primeira vez, que eu tenha conhecimento, em junho de 2005, por Deco Ribeiro do e-jovem, no website do grupo de discussão LISTA.GLS, organizado e mantido por Roberto Warken.

Leitura adicional: Anhanga.


Fernando Pessoa ou Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935) é considerado um dos mais ilustres poetas da língua portuguesa; ele é superado somente por Luis de Camões. Seguem algumas imagens dele:

Fernando Pessoa [II]
Fernando Pessoa [III]
Fernando Pessoa [IV]
Fernando Pessoa [V]
Fernando Pessoa traduzido
Fernando Pessoa [Desenho em parede]
Omaggio a Fernando Pessoa 1998-2002 [Gabriele Croppi]

O crítico literário Harold Bloom em seu livro The Western Canon ("O Cânone Ocidental", minha tradução) o qualificou como o poeta mais representativo do Século XX, ao lado de Pablo Neruda. Isso diz muita coisa.

Vou escrever algumas breves linhas sobre Fernando Pessoa, que ele foi poeta, que escreveu não somente em seu próprio nome mas também sob vários pesudônimos. Mas não tenho condições de sintetizar a vida e obras deste incomparável gênio, pilar do mundo literário moderno, sem cometer injustiças, erros e omissões.

Fernando Pessoa foi uma pessoa 'bicultural', isso de acordo com as sua própria definição. O autor produziu obras tanto no seu idioma materno como em língua inglesa. Fernando Pessoa fez boa parte de seus estudos em inglês na África do Sul onde seu pai atuava como cônsul de Portugal. Aos dezessete anos de idade voltou a Lisboa onde viveu uma vida praticamente reclusa, muito embora fazendo incursões periódicas a cafés literários...

Se não existem 'provas' da homossexualidade de Fernando Pessoa, nem é preciso. Não para este nosso pequeno empreendimento sobre o amor que, até algumas décadas atrás, não ousava dizer seu próprio nome. Sim, digo isso a respeito de não haver necessidades de grandes provas porque as obras do autor estão repletas de 'homoerotismo'.

Entre vários exemplos, podemos citar a sua admiração homoerótica pelo grande poeta homossexual estado-unidense Walt Whitman. É preciso ler. Alí estão gravados, eternizados, em versos dedicatórios que estão sendo lidos até hoje em dia pelos quatro cantos do planeta.

Só por esta 'drag performance literária', se não por muitas outras, o estimável escritor vem a fazer parte integral deste nosso pequeno salãozinho de história e cultura GLBTT.

De acordo com as palavras dele próprio,
o poeta é um fingidor
finge tão completamente
que chega a fingir que é dor
a dor que deveras sente

the poet is a faker
who's so good at his act
he even fakes the pain
of pain he feels in fact

-fernando pessoa (autopsicografia)


Veja também algo que foi escrito na Argentina e no México sobre Fernando Pessoa:

Site de Poesias Coligidas de Fernando Pessoa
Um site imperdível! Cada tradução em castelhano do argentino Sebastián Santisi aparece lado-a-lado ao original português. No caso dos Poemas Ingleses de Fernando Pessoa, as três versões/línguas são exibidas na mesma página.

La Literatura Portuguesa

Para ver algumas fotos de Lisboa, cidade de nosso saudoso poeta, entre aqui:
Lisbonne/Lisboa - Photos de Brigitte Boitel Bonfils e também aqui Lisbon, Portrait of a City.

Bierstein produzida no sul do Brasil com representação de Ganimede e Olimpo
Trata-se de uma caneca de chope, em estilo alemão, uma peça altamente colecionável, com uma imagem de 'Ganymede' sendo carregado pelo ar por Olimpo, que aparece em forma do símbolo estado-unidense, uma grande águia, pela empresa Ceramarte da Zona Alemã do estado de Santa Catarina, Brasil, localizada no município de Rio Negrinho, produzida no ano de 1993, a pedido da cervejeira importadora dos Estados Unidos, Anheuser-Busch, que já tinha feito propagandas de seu produto 'Budweiser' (cerveja) com este mesmo tema por volta da virada dos anos 1900s.

Sociedade Doble-Espírito de Denver
Esta é a Sociedade Doble-Espírito de Denver, da cidade de Denver, estado do Colorado, Estados Unidos da América (ou Two Spirit Society of Denver em seu nome original), uma das várias sociedades compostas por pessoas de minoria sexual, ou seja, de gays, lésbicas, bissexuais e trâns de origem ameríndia da América do Norte.

Para escutar Gathering of Nations Internet Music (Música Internet - Agrupamento de Nações", música indígena (vários tipos e estilos), principalmente norte-americana, intertribal, de todos os estilos, mesmo do tradicional ao mais moderno, do hip hop ao country, etc. Entre neste sítio e espere até que a música comece a tocar. Note que é preciso ter instalado o Internet Explorer, versão 4 ou acima, e o Windows Media Player (que é de graça).

Harvey Milk
Um dos primeiros políticos aberta e declaradamente homossexual do mundo Ocidental moderno que acabou sendo assassinado no prédio da prefeitura, juntamente com o prefeito da cidade de San Francisco, estado da Califórnia, no ano de 1978, por um rapaz casado, um jovem pai de família e oponente político dos acima citados, que tentou justificar, mais tarde, os seus atos assassinos perante as câmaras de televisão dizendo, em outras palavras, que Harvey Milk de alguma maneira o teria provocado e tinha a culpa... por ser gay.

Please Don't Touch The Indians - Favor Não Tocar Os Índios
Jovens ameríndios estado-unidenses, gays assumidíssimos, trajando a sua indumentária tradicional, apresentando-se com muito orgulho, em plenos tempos modernos...

Autoretrato - Andy Warhol

Templários acusados de serem gays sendo queimados na fogueira em 1384 na Europa pela Igreja Católica
Os templários eram uma ordem religiosa que surgiu no tempo das cruzadas na Europa, ou seja durante as invasões do povo cristão no Oriente Médio, isso à pedido do papa romano da época, sendo que o seu propósito principal era o de tomar a sagrada cidade Jerusalém de seus habitantes árabes... e no processo sacar e roubar e tomar conta de outras paragens também, já que havia muito comércio e dinheiro e cultura por lá.

Em português essa ordem se chamava Ordem dos Cavaleiros do Sepulcro pois teriam protegido o sepulcro de J.C. em Jerusalém. Porém, mais tarde, essa mesma ordem veio a se instalar cheia de tesouros saqueados e de doações de terras por causa de suas valentias em regiões da Europa, notávelmente em França.

A independência do homens dessa ordem de cavaleiros, os seus contatos e politicagens com pessoas importantes da Europa e os seus tesouros e terras acumulados fizeram com que o papado europeu romano decidisse extirpá-los do mapa.

Para tal eles foram acusados de toda sorte de malvadezas e maluquices, como a comilança de infantes assados em espetos, de sodomitismos uns com os outros (que eram gays) e todo tipo de vilificações... tudo isso para justificar a sua eliminação total e o saque de seus bens por parte do bispado da Igreja Católica Missionária Romana que se encontrava profunda e irreparávelmente endividada na época.

Para obter maiores informações entre neste sítio e leia um pouco mais sobre o assunto:

<strong>A história dos templários
A história dos templários e a sua relação com a história do descobrimento do Brasil.

Banho turco
Pintura de mulheres num banho público - por Jean Auguste Dominique Ingres, 1862.

Endymion e Selene
Esta pintura do britânico George Frederick (ou Frederic) Watts (1817-1904) serve para ilustrar a representação do homem que é aprisionado e daí mantido eternamente cativo por uma mulher e pela a sociedade quem, em concerto, podem representar uma força superior à sua e a sua dominação nesta vida.

Na mitologia greco-romana Endymion foi um jovem de extrema beleza que viveu na Ásia Menor. Apollonius Rhodius, o bibliotecario de Alexandria, escreveu que Endymion tinha sido um jovem prostituto; já Pausanias, o geógrafo de Lídia, escreveu que Endymion tinha sido um rei; adicionalmente, outras versões afirmam que ele tinha sido um caçador e até mesmo um pastor de ovelhas. A deusa Selene - que mais tarde foi suplantada por outros nomes de identidades divinas, como Luna, Diana, etc..., devido ao sincretismo entre romanos e gregos - pois bem, Selene se apaixonau irreversivelmente por Endymion e decidiu que o queria para si. Logo, Selene vai e pede a Zeus (que mais tarde, entre os romanos, vira Júpiter), seu pai e o deus todo poderoso, que permita Endymion cair num estado de sono profundo e permanente para que, com isso, ela possa preservá-lo do envelhecimento e da morte, condições estas que doutra forma ele não poderia escapar sendo um mero ser humano.

Como selene teve cinquenta filhas com Endymion, seria um tanto interessante poder ver um dia uma interpretação artística como esta acima mas retratando o ato sexual de Selene com o seu amante dormido.

Brokeback Mountain
Trailer da CNN do filme de Ang Lee, lançado em 2005, sobre a verdadeira história de amor entre dois vaqueiros caubóis estado-unidenses.

Oxumaré
Duas cobras entrelaçadas sobre um triângulo cor-de-rosa invertido, sendo que este foi instituido pelos nazistas para marcar homossexuais na pele, literalmente, como condenadados. Ao todo este mural público, urbano, é uma alegoria a Oxumaré, a divindade afro-brasileira metade homem, metade mulher, que segura uma cobra em cada mão, sendo que é a defensora das pessoas homossexuais e trans. Oxumaré do Arco Íris, terça-feira é seu dia e perto dele não se assobia...

A comunidade GLBTT, liderada pelo Dr. Luiz Mott, inaugura a Esquina do Arco Íris em Salvador da Bahia. Para obter maiores detalhes, favor clicar aqui.

A ancestralidade do Ile Axé Oxumaré

Ouça no vento
O soluço do arbusto:
É o sopro dos antepassados.
Nossos mortos não partiram.
Estão na densa sombra.
Os mortos não estão sobre a terra.
Estão na árvore que se agita,
Na madeira que geme,
Estão na água que flui,
Na água que dorme,
Estão na cabana, na multidão;
Os mortos não morreram...
Nossos mortos não partiram:
Estão no ventre da mulher
No vagido do bebê
E no tronco que queima.
Os mortos não estão sobre a terra:
Estão no fogo que se apaga,
Nas plantas que choram,
Na rocha que geme,
Estão na casa.
Nossos mortos não morreram.

Por Birago Diop, poeta africano

Candomblé e Homossexualidade
Entrevista concedida pelo Dr. Luiz Mott à revista G Magazine sobre o candomblé no Brasil e a homossexualidade.

Pedro Stephan
Fotógrafo brasileiro reconhecido internacionalmente. O tema deste sítio é a vida social gay no Rio de Janeiro.

Dignidade
Leci Brandão, cantora carioca. "Ombro amigo", "Vai ter que me aturar", "Assumindo", "Metades", "Ser mulher", "Maria bela, Maria feia", etc... Mais fotos de capas de seus discos aqui (ver perto do final da página).

Victor Arruda em ação, por Pedro Stephan
Pintor e museólogo brasileiro. Leia uma entrevista interessantíssima sobre a vida do Sr. Arruda. Maiores detalhes sobre a carreira do renomado artista na galeria Anna Maria Niemeyer.

Túmulo de Leonard Matlovich
A forte e honrosa mas triste lápide [coluna quebrada] de um soldado gay veterano da Guerra do Vietnã dos Estados Unidos que faleceu em conseqüência de complicações da AIDS/HIV em 1988:
Dia 6 de julho de 1943 - Nunca mais
Dia 22 de junho de 1988 - Jamais esqueçam
"Ao servir nas forças aéreas me presentearam uma medalha de honra quando matei dois homens no campo de batalha... mas ao me apaixonar por um outro homem, me afastaram dos serviços por isso". Foto do soldado - O rapaz na capa da revista popular TIME dos Estados Unidos.

Bodhisattva Guanyin
Estátua em madeira e lacre colorido produzida na China entre 900 e 1100 depois da era comum (D.C.). Esta entidade femenino-masculina do panteão budista vem sendo famosamente venerada através da história.

Bodhisattva Guanyin se caracteriza por sua compaixão e misericórdia sem igual, sendo muito adorada pelas classes populares por suas supostas habilidades de poder socorrer aos desesperados e de ajudar àqueles que estão em situações dificílimas ou praticamente sem saída. Para se ter uma ideia do espectro de sua grandeza, os seus olhos escutam e os seus ouvidos veem...

Portanto, esta entidade oferece ajuda ao 'observar' as vozes de pessoas que a procuram cheias de aflitos por meio de orações. As encantações e litanias de compaixao são associadas a sua eminência, quem, em vez de partir deste mundo ao ter alcançado o estado nirvânico da perfeição, optou permanecer nesta terra afim de auxiliar aos demais seres viventes em sua jornada a caminho da êxtase suprema da realização pessoal do ser...

O sexo de Bodhisattva Guanyin é definido originalmente como masculino mas mais tarde como femenino, no decorrer da história. Esta dualidade sexual não é novidade nas culturas orientais e mesmo de outras partes do mundo.

Um dos outros nomes Bodhisattva Guanyin é Kuan-Yin.

João Antônio Mascarenhas e Luiz Mott
A história do Movimento Homossexual Brasileiro não pode ser contada sem mencionar o nome do Sr. Mascarenhas, gay gaúcho radicado no Rio de Janeiro. Nesta foto aparece com ele o intelectual, antropólogo e militante gay Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia.

Gilberto Gil e Caetano Veloso
Duas personalidades brasileiras prontamente reconhecidas no mundo inteiro por suas habilidades profissionais e por seu bom coração. Os dois podem não ser gays mas são amigos e simpatizantes da comunidade GLBTT.

Santa Perpétua e Santa Felicidade
Ama e escrava, amigas vitalícias, mártires católicas jogadas às bestas bravas por não negar sua fé na então nova religião (cristianismo).

Ao sobreviver os ataques brutais de bichos selvagens e de vacas chucras, foram então sacrificadas pela espada perante a multidão concentrata num estádio para assistir o espetáculo, como era costume então no Império Romano. Elas foram enterradas alí mesmo, em Cartagena, no norte da África, onde foram assassinadas.

Não se sabe se houve uma relação de cunho amoroso entre as duas santificadas mas ao mesmo tempo isso também não pode ser descartado sem mais nem menos. Esta gravura em especial sugere um profundo afeto entre estas duas mulheres que fazem parte do panteão católico-romano.

Maria Bonita
Nesta foto vemos Maria Bonita, apelido de Maria Gomes de Oliveira, figura mítica do nordeste brasileiro, aqui travestida de homem pronta para participar de batalha no cangaço ao lado de Lampião.

Maria Bonita foi a primeira mulher convidada a fazer parte do cangaço (1929); outras mulheres seguiram seu exemplo mais tarte. Morreu degolada pela milícia armada oficial após oito anos ao lado de Lampião.

Maria Bonita pode não ter sido lésbica mas foi mulher bem macha e, como está bem documentado, até se travestia costumeiramente fazendo o papel de homem nas lutas e na hora do pega pra capá...

O Soldado Medeiros
Maria Quitéria de Jesus, guerreira valente e intrépide que se travestia de homem e acabou obtendo o respeito e seriedade das tropas como 'companheiro' e leal 'amigo' de lutas e batalhas. Maria Quitéria sempre se apresentava ao co-milicianos como 'Soltado Medeiros'.

O Soldado Medeiros viveu entre 1792-1853 e sobretudo empenhou-se em sua vida na luta pela independência do Brasil na Bahia.

O Exército Brasileiro justamente reconhece oficialmente Maria Quitéria como A Mulher Soldado. Adicionalmente, ver aqui maiores informações sobre esta personalidade histórica nacional.

Falando em forças armadas, nos Estados Unidos historiadores estão descobrindo mais e mais soldados que de fato tinham sido é mulher e que lutaram bravamente na Guerra Civil Americana (1861-1864). Essas mulheres soldado que manteram um grande segredo em suas almas, prontas até para morrer pela pátria mas sem poder declarar abertamente que tinham nascido é mulher. O futuro certamente nos trará maiores revelações nesta nova área de estudo e investigação histórica.

Mary Graham
Maria Graham, escritora britânica que em viagem pelo Brasil em princípios de mil e oitocentos insistiu em conhecer pessoalmente a brasileiríssima e independentista Maria Quitéria ou 'O Soldado Medeiros' (ver acima), como preferia a 'mulher-soldado'.

Maria Graham manteve uma relação profundamente afetuosa, aliás, bem documentada, com a Imperatriz Leopoldina, originalmente uma cidadã austríaca da casa de Habsburg (Áustria) que veio a se casar na corte brasileira por designação patriarcal por interesses políticos de expansão territorial.

Imperatriz Leopoldina
Imagem da Imperatriz Leopoldina em selo postal brasileiro oficial.

Aqueles Dois - Caio Fernando de Abreu
Caio Fernando de Abreu, escritor gaúcho (1948-1996)

História de aparente mediocridade e repressão
Para Rofran Fernandes

"— I announce adhesiveness -- I say it shall be limitless, unloosen'd; I say you shall yet find the friend you were looking for. -Walt Whitman: So Long!"

Minha tradução das linhas em inglês acima:

"— Eu anuncio a vinda da adesividade -- minha previsão é que ela não reconhecerá limites, será livre; imagino que você um dia irá encontrar o amigo que sempre procurou. -Walt Whitman: Adeus!"

De acordo com a expressão utilizada por Walt Whitman (1819-1892), escritor homossexual estado-unidense, consagrado um dos maiores, se não o mais grande de todos/as das história literária de seu país, cabe explicar aqui, depois de certa altura de sua vida como escritor, definiu o amor 'amativo' como um amor hétero e o 'adesivo' como gay.

Portanto, o escritor homossexual gaúcho Caio Fernando de Abreu, citado acima, assim como o grande escritor homossexual Fernando Pessoa de Portugal (1888-1935), entendeu muito bem a mensagem Whitman ao utilizar as suas linhas a seu estimadíssimo Rofran Fernandes.

Leila Míccolis
Escritora e artista brasileira contemporânea:

"Nova Inquisição
Minha fama é negra,
Sou mau elemento:
Censurarão meus versos
Pra servir de exemplo?"


Sátiro Dormindo
Esta escultura de um sátiro deitado, em sono profundo, esculpida em mármore, é uma cópia de uma peça originalmente em bronze, representativa do período clássico da Grécia, produzida cerca duzentos anos A.E.C. (Antes da Era Comum). Ela foi vista por romanos e romanas antigos/as quando permaneceu instalada no Palácio Barberini (Palazzo Barberini no idioma italiano), na cidade de Roma, em Itália. No entanto, hoje ela está sendo mantida e conservada numa exposição permanente no museu de estátuas de pedra na Gliptotéca de Munique (Glyptothek Munich em alemão), no estado da Baviera, sul da Alemanha:









Creative Commons License
Sob Licença da Creative Commons.
This work is licensed under a Creative Commons License.

33 Comments:

Anonymous Anonymous said...

download the The Bounty Hunter
movie [url=http://connections.blackboard.com/people/442eed64f0]The Bounty Hunter
divx[/url] The Bounty Hunter
downloading
Remember Me
movie summary [url=http://connections.blackboard.com/people/bedc4d17eb]the Remember Me
trailer[/url] Remember Me
movie video
Our Family Wedding
poster [url=http://connections.blackboard.com/people/1635c62484]Our Family Wedding
the movie[/url] Our Family Wedding
movie downloads
As Good as Dead
official trailer [url=http://connections.blackboard.com/people/4aad41945c]As Good as Dead
preview[/url] length of As Good as Dead
film
Crazy on the Outside
review movie [url=http://connections.blackboard.com/people/89cdecb76f]Crazy on the Outside
download[/url] where can i download Crazy on the Outside

13/12/10 04:28  
Anonymous Anonymous said...

[url=http://www.thecasino.co.il/fr/]casino[/url] , [url=http://www.casinoonlinebrazil.com]Roleta[/url] , [url=http://www.onlinecasinorussian.com/slots]online casino[/url]. [url=http://www.ttittancasino.com/online-blackjack.html]online roulette[/url].

11/8/11 09:03  
Anonymous Anonymous said...

I'm here to help get your internet site off to an excellent start. Do not be one of those that wished they'd accomplished it greater the very first time, then get around the task, and expense, of beginning above. Your website displays that which you and your enterprise or hobby are all about.

I am able to present low-cost, user-friendly, custom made created sites for any broad assortment of organizations, organizations and groups.It also shouldn't expense a fortune to obtain you started. I am going to help guide you via the procedure as well as warn you after i believe you might be getting in over your head, or past your spending budget.

Listed here are some hight quality solutions to get a resonable price:

Front-End Development
Custom web site design
Affordable web site design
E-Commerce website design
Corporate Website Design
Innovative website design
Static Web Design
Website maintenance
Web site re-designs
SEO Services
Logo Design

Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]freelance web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed

--------------------------------

[url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]

29/8/11 13:38  
Anonymous Anonymous said...

cheap nfl jerseys axiotakix
Donnie Avery Kids Jersey axiotakix
Vernon Davis Women's Jersey axiotakix
http://www.nikechicagobearsshop.com

22/11/12 17:17  
Anonymous Anonymous said...

[b][url=http://www.uggsbootsoutletnow.com/]www.uggsbootsoutletnow.com[/url][/b] As far as designer clothing is worried, extensive absent are the times if they were being generally accessible for girls, you'll find large ranges for guys also today. Guys are becoming equally conscious as ladies regarding their dress perception. After all, who would not wish to attract consideration or switch heads? Males today use a spectrum of alternatives to choose from in terms of designer garments..

[b][url=http://www.bestlouisvuittonukstore.co.uk/]www.bestlouisvuittonukstore.co.uk[/url][/b] Turbo Tax's audit characteristic is explained as "sharp" as it checks for entry faults and audit triggers. It even points out feasible neglected deductions and compares your return on the nationwide typical. Turbo Tax also includes an EasyStep Summary to recap every one of the data you've entered..
To the females, breast protectors are a will need to. Donning these security aids if you're during the practice of finding out the martial arts gives you many comfort. You should have serenity while you go about your training sessions. NASA relies upon on it contractors to deliver a large level of protection. A personal business depends on by itself to produce a superior degree of security. The construction of the non-public company might be more suited on the endeavor of sending out explorers into area.

[b][url=http://www.saleuggbootsstore.co.uk/]cheap ugg boots uk[/url][/b] five. Get relaxed and tranquil. Just take several great breaths and consult your bigger self, or your heart and soul, for help in fortifying your take care of, lighting the way in which and attracting your life's function to you. Housekeeper for pity! I do, I tend not to? "Wang Kai, his encounter axis., Paralysis within the ground and dirt. " Perfectly, "Willow Wind turns the rage of affection, in the inside the sleeve nut strike the bottom, confront a benign pat shoulder ghd sale r "Well, this can be 1200, soon after treatment method ghd Australia and give you an additional 1200. There exists a lot income, the relatives just isn't way too tough to recover.
Arabic Mehndi Layouts for Hands refers back to the sculpture on the body momentarily tinted around the arms or toes employing henna paste. Henna is usually a shrub or tree peak of 2-6 m higher minutes. Arabic Mehndi Styles for Fingers is acknowledged all over the world. Copy totes of all measurements and sorts have hit the markets louis vuitton handbags on sale and they've got managed to make it a event. There are lots of goods which newborn demand when they are out, like garments, altering yoga exercising mat Louis Vuitton Footwear For females, diapers, foods, gadgets and lots of other folks. A high quality joined with useful diaper bag is unquestionably an important prerequisite so which mommy may possibly go leap journey with toddler in satisfaction and luxury..

[b][url=http://www.uggsbootsoutletnow.com/]uggs boots outlet[/url][/b] Moving away from your smaller clutches, big purses may also be back again. These include things like massive go-the-beach bag, physician model bags and great more than the shoulder bags. Several designers even threw in some backpacks. Compact young children in particular like online games of Catch the Candy. Hand every single participant a plastic pumpkin, then have all of them at a distinctive line as you toss wrapped candy in the group which they have to catch inside their pumpkins. They reach keep their pumpkins and all of the candy they can catch within..

11/12/12 15:09  
Anonymous Anonymous said...

[b][url=http://www.uggsunitedkingdom.co.uk/]ugg uk[/url][/b] Attractive, stylish and elegant- this will likely be the in that situation at least one particular can describe prints which have been the most notable rated questioned as section of your current market. Get an today to comprehend more details on start your artistic revolution. This can be constantly an affordable masterpiece that not just can they suit your method of existence Do locate some time to master more details on overall body shop in addition to the best selections together with on your interiors.

[b][url=http://www.cheapuggbootsonlinesales.co.uk/]ugg boots uk[/url][/b] Upon your arrival at Wynn Vegas from your Las vegas Strip you are going to detect anything distinctly various from Steve Wynn's earlier creations. There exists no feature before the hotel, this kind of as the pirate fight at Treasure Island, the fountains at Bellagio or even the erupting volcano for the Mirage. No, you merely see a fantastically groomed mountain coated in trees and flanked by a humble but towering waterfall.

[b][url=http://www.louisvuittonwalletsmarket.com/]louis vuitton purses[/url][/b] An desire in training Shamanism should be approached carefully and tactically. Shamanism is considered a magical faith so to receiving concerned demands thorough preparedness. A lot of believe that that one cannot be skilled to become a Shaman. Get note of his portfolio. Would be the shots experienced and excellent? Observe his professionalism by inquiring his earlier customers (for those who know one particular) on his punctuality and behavior. Did he appear on time for his or her wedding? Were being the arrangements built smoothly? Did they've got any disagreements later on to the price tag? Was he polite or bossy all through the picture-taking? Asking concerns not merely regarding the high quality of his work but in addition on his professionalism and character will greatly decide your over-all pleasure, and will assure just about every greenback you shell out him is truly worth it.

[b][url=http://www.lovelouisvuittonbags.co.uk/]www.lovelouisvuittonbags.co.uk[/url][/b] But Ariel was a MERMAID that has a crab for any ideal good friend. The spoon is simply not a splendor utensil. I suggest, what is next- blush application by using a butter knife? 'Spooning' is further than a beauty never, I don't treatment how occupied, how rushed, how behind you will be. Let's appear into many other good circumstances. Alexa Chung's classic floral maxi dress which has a girlish Louis Vuitton patent leather-based tote isn't tricky to handle, additionally, Kate Moss' black blazer and denim jeans, orange boots pairing her black Louis Vuitton Asphalt suede tote are quite acceptable for winter getup. Really don't permit your reward suggestions for that twelve days of xmas put up with setback if you don't have wonderful figure, even to start with the most plain-looking Louis Vuitton Damier Canvas Fast will help you out.

[b][url=http://www.louisvuittonpursesale.com/]louis vuitton outlet[/url][/b] Keeping relationships with buddies and family members is never an uncomplicated undertaking. It involves a great deal of tricky time administration and good memory to help keep all our relationships intact and well-oiled! If you are the sort of one that incorporates a lousy memory and who won't provide the expertise for correcting your schedule to pay time using the vital people today as part of your daily life, you might be likely in large issues. Not all of us have secretaries or individual assistants to do the fussing for us, sadly.

19/12/12 14:41  
Anonymous Anonymous said...

I am extremely impressed with your writing skills and also
with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself?
Either way keep up the excellent quality writing, it's rare to see a great blog like this one nowadays.
Feel free to visit my blog post worst nfl jerseys small nfl jerseys

7/1/13 21:44  
Anonymous Anonymous said...

Hello, after reading this amazing article i am also glad to
share my knowledge here with colleagues.
Here is my homepage - /blog/4572445490/Embellish-the-Diva-of-Your-Life-with-Tanzanite-Earrings/4550404

8/1/13 19:58  
Anonymous Anonymous said...

top [url=http://australia-free-casino.com/]online casino[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]las vegas casino[/url] manumitted no consign reward at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casinos
[/url].

9/1/13 17:13  
Anonymous Anonymous said...

Hello. Facebook takes a [url=http://www.casinogames.gd]casino bonus[/url] wager back on 888 casino apportion: Facebook is expanding its efforts to mention real-money gaming to millions of British users after announcing a stance with the online gambling companions 888 Holdings.And Bye.

16/1/13 12:28  
Anonymous Anonymous said...

Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]baccarat[/url] pinpoint that you can chance Revolving Power property momentarily from your mobile? We comportment a skipper transportable casino within reach an look to iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Watch as complicated goods of your gaming with you and be a conqueror [url=http://www.adults.gd]online sex toys[/url] wherever you go.

25/1/13 02:30  
Anonymous Anonymous said...

simply stopping by to say hey

26/2/13 05:14  
Anonymous Anonymous said...

[url=http://saclongchampa.newsvine.com/]sacs longchamp[/url] It's a strategy that every investor should be familiar with. If you hope to do well in the market (and protect your assets) over the long-run, you need to understand how, when and why stocks should be sold. However, we sometimes take short positions through Top Brand Mulberry Walter Briefcase Black for Men,Latest Style Hot Sale At Mulberry Outlet Online. various option strategies or inverse ETFs.
[url=http://longchamppaschers.wallinside.com/]longchamp soldes[/url] People having back problems; or just anyone for that matter, looking for a good seat, which moulds according to their curves; find it very comfortable to settle down on a beanbag. Therapists have brought around another benefit of the Bag ? use of Bags helped children with sensory-integration problems. Patients recovering from back surgery have been recommended to use the bean bag by New Mulberry Women's Medium Alexa Leather Satchel Black Bag, it's your best choice to buy cheap Mulberry Bags at our Mulberry Outlet UK online store! doctors..
[url=http://www.blogstoday.co.uk/bloghome.aspx?username=longchampbagsd]longchamp soldes[/url] The best Hot-Sale Cheap Mulberry Bags Online Outlet Mulberry Outlet Mini Alexa Leather Satchel Black Bag is affordable part about the Nodame drama, I think, is the music. It's what makes the drama rewarding to watch, and it helps the scene gain its full impact. Nodame draws on a lot of different sources, from Beethoven and Mozart to Chopin, Rachmaninoff and Handel and more. No wonder that the desire for the renowned Burberry handbags is still witnessed in masses of women with refined taste in vogue and higher vogue that consult for very good excellent, elegance, classiness and grace in their fashion add-ons. These types of, obviously, do not concern yourself - try on some eyewear using a several halloween costume, however the setting becomes confusing exclusively. Purchasing at Burberry Outlet Retailers gives men and women considerable positive aspects, especially in high quality and financial savings...

2/3/13 17:33  
Anonymous Anonymous said...

Your inquiry I answer - not a problem.
Delirium what that
All above told the truth. We can communicate on this theme. Here or in PM.
It was and with me. Let's discuss this question.
What necessary phrase... super, a brilliant idea

[url=http://shenenmaoyipp.tripod.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiw.bravesites.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiyy.livejournal.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiw.tumblr.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyiqwe.webs.com/][b]michael kors outlet online[/b][/url]

9/3/13 16:21  
Anonymous Anonymous said...

no blog da web oficial montada uma enorme gama de as últimas notícias sobre [url=http://bednayaove4ka.ru/]портал сильных женщин[/url].

26/3/13 10:38  
Anonymous Anonymous said...

Oo AuB Pp GhuWn Fyh http://careers.cnetg.com/fckeditor/LouisVuittonbagsforsale.aspx pgQj bzN vaEh JdcGu [url=http://careers.cnetg.com/fckeditor/LouisVuittonbagsforsale.aspx]Louis Vuitton Bag[/url] Kt NiV Lw ErsPf Kdn http://austinandrew.co.uk/fckeditor/LouisVuittononline.aspx qrZf jiO gvRk DroRg [url=http://austinandrew.co.uk/fckeditor/LouisVuittononline.aspx]Louis Vuitton Handbag[/url] Ok LlE Rw WeeHu Lqa http://gateway.recruitment-websites.co.uk/fckeditor/LouisVuittonOutlet.aspx cwDc xcE onMk RpuIv [url=http://gateway.recruitment-websites.co.uk/fckeditor/LouisVuittonOutlet.aspx]Louis Vuitton bag for women[/url] Sg YpF Cz QkuYg Dqd http://future-select.co.uk/fckeditor/LouisVuittonbags.aspx uuPa dcX fhJk LpdWt [url=http://future-select.co.uk/fckeditor/LouisVuittonbags.aspx]Louis Vuitton bags for sale[/url] Qx KpA Ml AsqZm Stl http://bidsolutions.co.uk/fckeditor/LouisVuitton.aspx frSz tdB qlUb MggHp [url=http://bidsolutions.co.uk/fckeditor/LouisVuitton.aspx]Louis Vuitton bag for women[/url] Me CrP Fh PekOe Uuy http://etpm.co.uk/fckeditor/LouisVuittonsale.aspx myAf awR bkWm JzhSe [url=http://etpm.co.uk/fckeditor/LouisVuittonsale.aspx]Louis Vuitton sale[/url] Lr OmW Ml EnfHb Puv http://www.doremo.jp/images/upload/File/gucci.php heYy kcQ nvNj JexRs [url=http://www.doremo.jp/images/upload/File/gucci.php]グッチ アウトレット[/url] Bd HaV Gp QftJq Sdt http://bromak.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbag.aspx bgZm ykM wlGx FaeWr [url=http://bromak.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbag.aspx]Louis Vuitton Outlet[/url] Zk WrH Hg CleRj Elr http://recruitment-software.co.uk/features/LouisVuittonbagforwomen.aspx vdQf yjP wcIt GsoGz [url=http://recruitment-software.co.uk/features/LouisVuittonbagforwomen.aspx]Louis Vuitton Handbag[/url] Cd AfC Cv TbgPo Lou http://www.yellowcatrecruitment.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbagsale.aspx hcLp dpE yvTd KfdDs [url=http://www.yellowcatrecruitment.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbagsale.aspx]Louis Vuitton online[/url] Le MwA Xl WqeBk Nqs http://www.doremo.jp/gucci.php roXf qoA otEt FmgBl [url=http://www.doremo.jp/gucci.php]GUCCI バッグ[/url] Ig BeU Tf ZkqPb Ubj http://www.clementmay.com/fckeditor/cheapLouisVuitton.aspx aePr ztV vgZx ShuTz [url=http://www.clementmay.com/fckeditor/cheapLouisVuitton.aspx]Louis Vuitton Outlet[/url]

28/3/13 11:40  
Anonymous Anonymous said...

Hello. And Bye.

6/5/13 11:18  
Anonymous Anonymous said...

http://louisvuittonpurses.citationguide.net Cheap Louis Vuitton Handbags louis vuitton luggage bags for men

12/5/13 17:37  
Anonymous Anonymous said...

In early career artists more desirable for the ticket.

Using a damp forefinger, apply salt directly on the blisters.
If you happen to be artistic, you will much like the colors in the covers.


My web blog - shopchristianlouboutinshoes2013.com

13/5/13 00:57  
Anonymous Anonymous said...

The Mighty Big Bag clearly was essentially the most popular at $12 -- more
than 2500 bags were sold. Similarly, chronic sinus infections
and allergies can have exactly the same
effect -- they constantly stretch out the skin for the reason that area, and finally
it becomes loose. Make sure that you might be using clean towels
and clothes.

Here is my homepage: www.redwingshoes-jp.com

13/5/13 06:10  
Anonymous Anonymous said...

If you are forced to look at out loans to
cover for college, don't pass up the means to lessen your loan burden by researching and obtaining scholarships out there for undergrads. Sascha Moelders scored a last-minute consolation to the relegation-threatened visitors. But the Reds settled when Juric lashed home his second goal in as many matches as twenty minutes ticked over, finding himself unmarked and crashing Ramsay's sweetly placed cross home to offer Adelaide the lead.


Here is my web blog; 2013beatsbydresaleonline.co.uk

13/5/13 06:23  
Anonymous Anonymous said...

Touche. Solid arguments. Keep up the good work.



my web site: Free minecraft Account

19/5/13 08:32  
Anonymous Anonymous said...

Hi there, I discovered your website by the use of Google whilst searching for a similar matter, your site came up, it seems to be good.
I have bookmarked it in my google bookmarks.
Hello there, simply became alert to your blog through Google, and found that it's truly informative. I am going to watch out for brussels. I'll appreciate
in case you continue this in future. A lot of other people will probably be benefited
from your writing. Cheers!

Feel free to surf to my webpage book Of ra app

22/5/13 19:08  
Anonymous Anonymous said...

It's appropriate time to make a few plans for the future and it's time to be happy.
I have read this put up and if I may just I desire to recommend you some fascinating things or suggestions.
Maybe you can write next articles referring to this article.
I want to read even more issues about it!

my blog :: qur'an and democracy

24/5/13 21:00  
Anonymous Anonymous said...

The shop is now owned by charity Norwich HEART, which took it over in August 2009 after having a
successful campaign by Norwich Evening News to hold the
shop open. The Hutu took over and between December, 1963 and January, 1964 all Tutsi
politicians were murdered. They present an easy way to learn
when foodstuffs need to be thrown out by.

my blog; Dr Dre Headphones

25/5/13 04:19  
Anonymous Anonymous said...

In early career artists more desirable for the ticket.

The Hutu took over and between December, 1963 and January, 1964 all Tutsi politicians were murdered.
If you are artistic, you will like the colors of
the covers.

Look into my blog post; Nike Free 2

25/5/13 07:34  
Anonymous Anonymous said...

In addition, some fabric coolers feature multiple or outside
zipper pockets and mesh sleeves to keep utensils,
napkins, and then for any other small accessory items.
Using a damp forefinger, apply salt directly in the blisters.
around and discover what one in the most up-to-date styles are and when you discover something you
want essentially probably the most, discover out who's offering it within the greatest price.

Also visit my web site - chanelbagsoutletssale.com

25/5/13 08:24  
Anonymous Anonymous said...

Thanks very nice blog!

Here is my page :: Free PSN Codes

3/6/13 00:48  
Anonymous Anonymous said...

I'm truly enjoying the design and layout of your website. It's a very
easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more
often. Did you hire out a designer to create your theme?
Fantastic work!

My blog post unlock protected winrar files

3/6/13 03:15  
Anonymous Anonymous said...

I all the time emailed this weblog post page to all my friends, as if like to read it afterward my contacts will too.


Also visit my web blog ... novostar.de

7/6/13 13:38  
Anonymous Anonymous said...

This site was... how do I say it? Relevant!! Finally I have
found something which helped me. Thanks a lot!

Also visit my homepage :: book of ra kostenlos spielen ohne anmeldung online ()

9/6/13 00:20  
Anonymous Anonymous said...


http://www.petinsuranceuks.co.uk/dog-health.html According to the American Pet Products association, there are 72.9 million households who own pets. But, understanding health care insurance could be mind-boggling. Should you the proper analysis, it is simple to determine what firm you need to decide on!

17/6/13 00:08  
Anonymous Anonymous said...

Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization?
I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good
results. If you know of any please share. Kudos!


My site: Oakley Sunglasses Cheap

18/6/13 12:18  

Post a Comment

<< Home